"+Q2MUSEUS"
REALIZANDO UM VELHO IDEAL
DE FUNCIONAMENTO DE MUSEUS EM REDE
O IFPPC mantém um Programa de Cooperação Museológica através do Sistema de Museus em Rede, formado por meio de Convênio do Projeto "+Q2Museus". Atualmente são associados ao Projeto a Fundação / Associação Trem Tur de Santa Catarina e o Instituto Mairiporã Thomaz Cruz (MAITEC), que somou com o ingresso de dois importantes Museus:
o MUSEU DE ClÊNCIAS E ARTES DO INSTITUTO MAIRIPORÃ
Inédito na região, possui dois setores voltados ao estudo e à exposição de artes e de tecnologia industrial.
No primeiro, o acervo foi estruturado em módulos didáticos, possibilitando ao educando uma visão clara do panorama básico das artes plásticas, desde o Egito antigo até nossos dias. O acervo é composto por um total de 120 reproduções de pinturas e 22 réplicas de esculturas autorizadas pelos museus, aos quais pertencem os originais, como MASP, Louvre, Prado, Washington etc. Foram, compostas também três salas temáticas de Arte Popular e Indígena, Arte Sacra e Artes Gráficas. O outro setor é destinado à Arqueologia Industrial contendo uma instalação ferroviária, com equipamentos de som de época, como fonógrafos e gramofones; Exposição de comunicações com computadores, tele-fax, telégrafos, telefones e máquinas de escrever além de uma sala para mineralogia e técnicas de mineração. |
Objetivos |
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Histórico da Formação |
Amostras, coleções e peças adquiridas ao longo de mais de 50 anos. |
Visite o site, agende uma visita no Museu, e saiba mais: http://www.im.br/museu/museu.htm
e o Museu de Arqueologia Industrial
Fundado pelo Dr. Thomaz Cruz, em 2006, o Museu de Arqueologia Industrial tem a missão de proteger, preservar e interpretar o patrimônio cultural industrial brasileiro, hoje em risco de desaparecimento.
O Museu é um centro de atividades de restauração, educação e divertimento, com ênfase nas descobertas tecnológicas que transformaram o mundo durante o período industrial.
Faz parte do seu patrimônio, e estão em funcionamento, locomotivas, máquinas a vapor, teares, antigos motores a combustão, uma das primeiras turbinas a jato, avião Lockheed Martin AT33A tambem conhecido como T-Bird (participou da Guerra da Coréia), ferramentas, locomóvel e outros que ilustram o avanço tecnológico dos últimos anos. Está exposta, também, uma réplica em tamanho original, da “Baroneza”, primeira locomotiva a vapor a circular no Brasil, em 1854.
O Museu está instalado em uma área coberta de 3.000 m², na Avenida Thomaz Rodrigues da Cruz nº 1113, no município de Mairiporã, no Estado de São Paulo.
Faz parte do seu patrimônio, e estão em funcionamento, locomotivas, máquinas a vapor, teares, antigos motores a combustão, uma das primeiras turbinas a jato, avião Lockheed Martin AT33A tambem conhecido como T-Bird (participou da Guerra da Coréia), ferramentas, locomóvel e outros que ilustram o avanço tecnológico dos últimos anos. Está exposta, também, uma réplica em tamanho original, da “Baroneza”, primeira locomotiva a vapor a circular no Brasil, em 1854.
O Museu está instalado em uma área coberta de 3.000 m², na Avenida Thomaz Rodrigues da Cruz nº 1113, no município de Mairiporã, no Estado de São Paulo.
MISSÃOReunir, restaurar, preservar, investigar, interpretar e divulgar o patrimônio industrial brasileiro através da arqueologia industrial, tornando-o acessível a um amplo e diversificado público e contribuindo desta maneira para o desenvolvimento da educação, o despertar de vocações, o fortalecimento da cidadania e o turismo cultural.
VISÃOTornar-se um centro de referência da arqueologia industrial brasileira e um ponto de atração do turismo cultural no estado de São Paulo.
OBJETIVOS1. Pesquisar, adquirir, preservar e expor bens e referências patrimoniais que documentem o processo de industrialização no Brasil;
OBJETIVOS1. Pesquisar, adquirir, preservar e expor bens e referências patrimoniais que documentem o processo de industrialização no Brasil;
2. Valorizar o universo das máquinas em funcionamento, trazendo-as de volta “à vida” através de pesquisas, identificação, restauração, cenários e demais recursos museológicos que recriem e interpretem seu contexto sócio-produtivo;
3. Apoiar e valorizar os mestres, aqueles que detêm os saberes tecnológicos em suas áreas de atuação, registrando seu conhecimento e possibilitando sua transmissão para as próximas gerações;
4. Empreender múltiplas ações de mediação educacional e interpretativa, voltadas a diversos segmentos de público;
5. Apoiar, estimular vocações e carreiras em setores ligados às indústrias tradicionais como a ferrovia, tecelagem, gráfica e aos novos segmentos de serviços como o cultural, museológico, turístico e de entretenimento;
6. Estimular e apoiar ações de difusão de conhecimentos sobre a Arqueologia Industrial.
3. Apoiar e valorizar os mestres, aqueles que detêm os saberes tecnológicos em suas áreas de atuação, registrando seu conhecimento e possibilitando sua transmissão para as próximas gerações;
4. Empreender múltiplas ações de mediação educacional e interpretativa, voltadas a diversos segmentos de público;
5. Apoiar, estimular vocações e carreiras em setores ligados às indústrias tradicionais como a ferrovia, tecelagem, gráfica e aos novos segmentos de serviços como o cultural, museológico, turístico e de entretenimento;
6. Estimular e apoiar ações de difusão de conhecimentos sobre a Arqueologia Industrial.
Visite o site e agende visita ao Museu: http://www.maitc.com.br/institucional.html
Programa “+Q2Museus” prova ser uma boa iniciativa
O Programa “+Q2Museus” é uma iniciativa do Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural (IFPPC) que procura incentivar parcerias com entidades e empresas com afinidade e interesse de trabalharem em rede de cooperação para o resgate, a recuperação e a musealização de acervos arqueológicos industriais ferroviários e afins, bem como estimular a inter-visitação e o fortalecimento dos Museus e demais colaboradores preservacionistas e apoiadores culturais e institucionais.
Inaugurado em meados 2014 com a celebração do Acordo de Cooperação Museológica entre o IFPPC/EFPP e o MAITEC – Museu de Arqueologia Industrial e Tecnologia de Mairiporã (Thomaz Cruz), o Programa projeta o salvamento e reconstrução da antiga Locomotiva a vapor, a nº 4 (American Locomotive Company) da antiga EFPP, que é irmã da Locomotiva nº 2, de mesmo modelo atualmente em operação na EFPP.
Locomotiva nº 4 - Década de 60 - Coleção Nilson Rodrigues |
http://www.maitc.com.br/index.htmlPROGRAMA "+Q2MUSEUS" - MUSEUS EM REDE -ATRAI MAIS UM PARCEIRO QUE PODE SALVAR VEÍCULOS DO RAMAL DA CONHECIDA“FILA DA MORTE” DA ANTIGA EFPP
Numa ação coordenada pelos associados e dirigentes do IFPPC, Bonfilio Alves Ferreira, Nelson Camargo e Péricles Gallo, com o apoio da Votorantim Cimentos e da Fundação Trem Tur de Santa Catarina, foi viabilizado o fim da famosa “Fila da Morte” da EFPP, que ficou assim conhecida porque era um ramal onde foram depositadas as locomotivas sucateadas ou que permaneciam como “almoxarifado” de peças de reposição para as demais em operação. No dizer dos operários, eram “vampirizadas” pelas que ainda funcionavam.
Neste ramal, desde a década de 70 do século passado, além de 5 resquícios arqueológicos de antigas locomotivas, também jaziam em péssimo estado 4 pranchas com lastro de madeira e seus truques metálicos.
Apesar desse material ser dado como irrecuperável, desde antes do inventário do tombamento aprovado pelo CONDEPHAAT, o IFPPC celebrou Termo de Cooperação Museológica, com foco nos objetivos do Programa “+Q2Museus”, com a Fundação Trem Tur, de Rio Negrinho, Santa Catarina, com a finalidade de realização de sondagens e estudos para tentar salvar e restaurar estes itens do patrimônio arqueológico industrial do vapor, ao menos para fins de exposição estática. No caso das pranchas, estão sendo recuperadas e convertidas em carros de passageiros para atender a demanda de visitação de ambos Museus.
Esta é a relação do material salvo e em estudos para recuperação / restauração:
Mais uma vez, palmas aos nossos audaciosos parceiros!! |
O acordo também vai permitir a (re)manufatura ou resgate arqueológico industrial de moldes de peças de reposição para as demais locomotivas de modelo similar, num total de 3, que estão na fila aguardando parceiros / padrinhos para o seu restauro.
Olá amigos da EFPP, participei do passeio dia 18/08/13, sou o rapaz de Guarulhos que estava junto a esposa, conforme prometi todos os videos que fiz eu postei no youtube, em português e inglês, pra ajudar a divulgar a ferrovia, por favor, acessem os videos e dá um joinha lá:
ResponderExcluirEstrada de Ferro Perus Pirapora 18.08.13 Parte 1até7 / Railroad Perus Pirapora Pt.1-7 - Brazil 08.18.13
Video 1: http://www.youtube.com/watch?v=gLVBJJ2CXyQ
Video 2: http://www.youtube.com/watch?v=36rl5m7DDdo
Video 3: http://www.youtube.com/watch?v=tpZx_YBXpx0
Video 4: http://www.youtube.com/watch?v=15QnTKBQjLE
Video 5: http://www.youtube.com/watch?v=mlcD8Hzn0yg
Video 6: http://www.youtube.com/watch?v=A_uXO3YlGLg
Video 7: http://www.youtube.com/watch?v=hUvfRQ5oYB8
(copie e cole o link no navegador)
Pessoal, eu não tenho facebook, porfavor, quem tiver facebook ai divulga os videos acima da EFPP porfavor.
Um abraço!