segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

FELIZ 2020

São os votos da Diretoria do Instituto de Ferrovias a todos os Amigos(as) do Projeto de Restauro e Revitalização do acervo da antiga Estrada de Ferro Perus Pirapora

Locomotiva 17 - Baldwin Locomotive Works -  Rodagem: 2-6-0 - 
Popular: "Trem das Onze". Obra: Óleo s/ tela. Autor: Pedro L. Quintanilha. 

Breve História

1911- Bonde Cantareira (TC) - Prefixo nº. 2. Adquirida do fabricante: Baldwin Locomotive Works;
1958 - Moinho 'A' (Usina Monte Alegre), Prefixo: UMA nº 4;
1959 - Cabine reformada; chaminé balão e segundo domo adicionados;
1961- Adquirida pelo CBCPP - Prefixo nº 17 da EFPP;
1983 (dez) - Transporta a última carga: telégrafos da antiga linha de comunicação da EFPP. 
Fonte: Anatomy of a Narrow Gauge Baldwin. Aut.: Peter Manning e Nicholas Burmann. 2012.

Veja, no link abaixo, outras Notícias e Retrospectiva do Ano Velho (2019): 


RETROSPECTIVA 2019

Convênio com a CPTM é renovado

Locomotiva Diesel Diema - Restaurada com apoio da CPTM em 2010
O Instituto de Ferrovias firmou, em março de 2019, o Convênio de Cooperação Técnica com a CPTM - Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Entre 2007 e 2010 a EFPP já havia sido beneficiada com uma parceria com a empresa, quando foram doados dormentes e ferramentas úteis para manutenção e restauro do acervo. A previsão é que a execução do novo Convênio seja iniciada em 2020.

 PARCERIA PROMOVERÁ A REMOÇÃO DE 4 LOCOMOTIVAS

Locomotivas n°s 3, 6, 7 e 11, estacionadas no km 10 (Site EFPP/Natura),
em Cajamar, que serão transportadas para o Pátio do Corredor, em São Paulo
O Instituto de Ferrovias retomou tratativas com a Natura para desenvolver um projeto visando a remoção das 4 locomotivas que estão estacionadas na via permanente no trecho vizinho à Fábrica de Cajamar.
Os entendimentos contemplam a logística rodoviária e ferroviária e a construção de um desvio para o estacionamento das locomotivas no Pátio do Corredor e, numa segunda etapa, será desenvolvido um projeto para construção de um Galpão de Gare-Abrigo para os trens. A previsão é de que a etapa, relacionada a operação de transporte e realocação seja realizada até o primeiro semestre de 2020. 

FERROVIA PERUS PIRAPORA INTEGRA DUAS PROPOSTAS ESTRUTURANTES NO PLANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO 

Dr. Bonfilio Ferreira - Presidente do IFPPC

Representada pelo Dr. Bonfilio Ferreira durante os 3 anos de debates (2016/2019), negociações e pactuações para a aprovação das diretrizes e indicações que se incorporaram, finalmente, ao Caderno de Propostas Estruturadas que integram o primeiro PLANO DE DESENVOLVIMENTO URBANO INTEGRADO DA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO, o Instituto de Ferrovias foi contemplado nos eixos Mobilidade Metropolitana e Desenvolvimento do Turismo.

Em ambos eixos estruturantes do Plano, a questão preservacionista foi tratada a partir da exploração do potencial do uso da faixa de domínio da plataforma ferroviária da EFPP para transporte público e transporte ferroviário turístico, fomentando o projeto do "Caminho dos Perdões", um roteiro de turismo religioso que interligará, por rodovias e ferrovias, Bom Jesus dos Perdões à Pirapora do Bom Jesus. 

O PDUI foi transformado em um Projeto de Lei Estadual, que deve ser apreciado pela Assembléia Legislativa durante o ano de 2020 e, após aprovado, permitirá ao Governo do Estado alocar verbas para investimento nos projetos. 

Mais informações: http://www.pdui.sp.gov.br/rmsp/ 

FERROVIA PARQUE É TEMA DA SEMANA VIVER METRÓPOLE - FAU/MACKENZIE PELO SEGUNDO ANO

Nenhuma descrição de foto disponível.

Apoiada pela instituição e seus professores e promovida e organizada pelo Centro Acadêmico dos Alunos(as) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), a Semana Viver Metrópole realizou mais uma edição anual no mês de outubro de 2019. 

Uma das linhas de trabalho do acordo de cooperação firmado entre o Instituto de Ferrovias e a FAU/UPM é o incentivo à Inovação, Pesquisa Aplicada e à Extensão Universitária.

Em 2018 os alunos e professores foram a campo, conheceram de perto a Ferrovia, a Fábrica de Cimento e correram o Vale do Juquery para conhecer o potencial da criação e implantação do Parque Linear da Varzea do rio Juquery, como um grande equipamento de lazer, esportes, saneamento combinado com a preservação e a conservação ambiental, e de promoção do desenvolvimento econômico através do ecoturismo, tudo integrado à faixa de domínio da Ferrovia Parque Perus Pirapora, cuja proposta é um dos eixos potencializadores dessa ideia de uso e ocupação das várzeas.

Esta ação teve como resultado, em meados de 2019, a apresentação dos primeira pesquisa de mestrado focando estudos sobre esta proposta do Parque Linear. O trabalho foi registrado em dissertação pela mestrando Andresa Lêdo Marques, que teve seu trabalho distinguido e aprovado com louvor pela banca avaliadora e passa a se constituir acervo de referência para futuras pesquisas de outros cientistas.

No dia 24 de outubro de 2019, a SVM-FAU/UPM teve como tema o Painel: Restauro de Patrimônio Histórico, Mobilidade Ferroviária Metropolitana e Turismo. 

O evento contou com a abertura da Profª Dra. Pérola Felipette Brocaneli, arquiteta, Coord. do Progr. de Extensão da FAU / UPMackenzie e Palestraram: Bonfilio Alves Ferreira, advogado, jornalista e educador, presidente do Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural; Prof. Dr. Carlos Augusto Mattei Faggin presidente do CONDEPHAAT, Livre-docente do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto, Coordenador Didático da Seção de Produção de Bases Digitais para Arquitetura e Urbanismo (CESAD); Doutor e mestre em Estruturas Ambientais Urbanas pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Possui cursos de especialização em Problemas Urbanos em Países em Desenvolvimento, Harvard University e Questões Urbanas e Arquitetônicas para Habitação Popular pelo Bouwcentrum for International Education em Rotterdam, Holanda. Foi professor de projeto de arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade Presbiteriana Mackenzie de 1976 a 1983 e de História da Arquitetura na Faculdade de Arquitetura de Santos de 1979 a 1985; Alex Martinotto, arquiteto, urbanista, especialista em Negócios Segmento Ferroviário, especialista de novos negócios da empresa Marcopolo Rail; e Peter Ludwig Aloucheengenheiro eletricista, mestre em Sistemas de Potência pela Poli-USP. Foi professor titular, linhas de transmissão na Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie. 

Os temas explorados no debate foram: Preservação do Patrimônio Ferroviário e a Mobilidade Ferroviária Metropolitana; O potencial Turístico do VLT como uma solução integrada de transporte urbano  - Mobilidade Integrada no PDUI - Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMSP.

Em 2020, o desafio do Acordo de Cooperação entre o IFPPC e a FAU/UPM será desdobrar o Programa de Inovação, Pesquisa Aplicada e Extensão para outras áreas de interesse, sejam acadêmico-científico, como de apoio ao Programa de Restauro e Revitalização do acervo da antiga Ferrovia Perus Pirapora, como uma Ferrovia Parque Eco-Turística, tendo no radar os desafios de Mobilidade e Desenvolvimento Econômico elencados nos nos cadernos de propostas estruturantes do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da Metrópole para a Sub-região Norte Metropolitana, em especial.   




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