sábado, 26 de novembro de 2016

CENTENÁRIO DO SAMBA ABRE ALAS NOS TRILHOS DA PERUS-PIRAPORA

TREM DAS ONZE DE ADONIRAN BARBOSA NA PERUS-PIRAPORA



Consagrada na festejada letra de Adoniran Barbosa, “Trem das Onze”, a antiga Tramway da Cantareira encerrou suas atividades no início da década de 60 do sécula passado e parte de seu acervo de material rodante terminou na coleção da Perus Pirapora, dentre elas as Locomotiva numero 1, 15,16 e 17, conforme nossos ilustres associados pesquisadores, Nilson Rodrigues, Nelson Camargo e Elcio Siqueira.

O Samba tal como ficou conhecido no Brasil fez 100 anos neste 26 de novembro de 2016 e por conta disso o legado da Tramway da Cantareira na EFPP mais uma vez é lembrado para inspirar a Memória dos amantes da boa música brasileira de raiz.

Hoje Adoniran faz festa “lá no alto” com pelegos e queixadas, das antigas minas e caieiras de “Gato Preto”, da “Fábrica de Cimento Perus” e da Ferrovia Perus-Pirapora,  muitos já não estão entre nós, mas todos com certeza oram por nós, torcendo pela revitalização da EFPP como Ferrovia-Parque-Museu para resgatar e preservar esta memória e história digna e inspiradora das Marias-fumaça.

Locomotiva 17 - Ex-Tramaway da Cantareira - desde 1961 na EF Perus Pirapora -
Foto livro de Nicolas Burmann
A TVGlobo, através da equipe do Programa Antena Paulista, produzido e ancorado pelo experiente e renomado repórter e jornalista Carlos Alberto Tramontina, preparou uma bela reportagem que foi ao ar em 27/11/2016, para comemorar o Centenário do Samba, tendo como ícone Adoniran e o “Trem das Onze”, simbolizado pelas Marias-fumaças que hoje aguardam parceiros para o seu restauro na EFPP.


O Repórter Carlos Tramontina-Antena Paulista - gravando na EFPP - nov/16
Assista a reportagem no link https://globoplay.globo.com/v/5477713/?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar ou procure pelo Programa Antena Paulista de 27/11/2016 no google e curta a emocionante matéria, que no dia de hoje já conta com mais de 1.000.000 de curtidas e milhares de compartilhamentos. Venha conosco participar desta história, colaborando e ajudando a recuperar e preservar a Memória do Povo Paulista e do seu patrimônio material, documental e arqueológico industrial. 

Obrigado Tramontina e toda Equipe da TVGlobo, Programa Antena Paulista, e das suas afiliadas, pela iniciativa, que coopera com a mobilização de esforços em prol da recuperação do acervo da antiga EFPP e da extintaTramway da Cantareira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.