Prezados(as) Amigos(as) da Perus Pirapora
O
primeiro ano do Centenário da EFPP está fechando, mas as portas do Anhanguera
Parque Shopping, um empreendimento que promete fazer a diferença em Cajamar e
região, abriram-se para apoiar o projeto de revitalização impulsionado pelo
IFPPC e demais parceiros.
Nessa
quarta-feira, dia 12/08 a “velha senhora”
madame Decauville Ainée Nowaves, nascida em 1912, a
nossa querida Locomotiva nº 8, e o Carro nº 2, velho conhecido dos amigos(as) da EFPP,
restaurados com o patrocínio do APS e do Grupo Pepec / ITMAIS, pularam
literalmente a janela e foram passear no primeiro Shopping da terra-mãe da EFPP.
Olha Maria dando seus pulos |
Olha agora o vagão... imagina a emoção... |
O engenheiro Péricles Gallo no apito provando que a tração também vai bem à feijão... |
Ufa!!! Missão cumprida!!! |
Só vendo para acreditar!!! |
A tropa, liderada pelo almirante Nelson Camargo, com ordem de descansar... |
Os
veículos foram escolhidos pelo APS -
Anhanguera Parque Shopping como emblema da proposta empreendedora pioneira
no ramo de Shopping Center de se adotar ícones da identidade da cidade-sede
como tema associado a própria imagem, aliando iniciativas modernas de mercado com
a preservação da memória e da história local, inaugurando um paradigma de
negócios que busca dialogar cultura, desenvolvimento econômico e inclusão
socioambiental.
A
iniciativa do APS, que somou o apoio do Grupo
Pepec Ambiental, da MIMF – Indústria de Material Ferroviário e dos Institutos IPEH e ITMAIS, sob a
coordenação do Instituto de Ferrovias e
Preservação do Patrimônio Cultural,
respondeu pela obra de restauração de dois dos principais veículos em
uso atualmente na Estrada de Ferro Perus
Pirapora, o que é um fato dos mais ousados e relevantes especialmente face
a atual conjuntura brasileira, pois, ao contrário da inibição de investimentos,
optou-se por investimentos em patrimônio histórico, cultura e educação, valores
que consolidam os fundamentos de uma sociedade democrática e promissora para
todos(as).
Os
veículos integrarão o acervo da Mostra “Trem-Escola
Perus Pirapora em 4 Estações”, cuja fase inaugural será aberta ao público
já no próximo dia 20/08, p.f., após as 16:00 horas, apresentando aos visitantes do Shopping a
Locomotiva nº 8 e o Carro nº 2 restaurados, bem como várias itens do acervo material,
documental e fotográfico cedidos pelos nossos queridos associado e fundadores Nilson
Rodrigues e Nelson Camargo, dentre outros.
A
Mostra será inovada e reinventada ao longo de uma Programação ajustada com o
Shopping, sento intenção dos promotores e patrocinadores fazer desta ação uma
alavanca para a motivação de novos parceiros que queiram seguir o exemplo
adotando outros itens do acervo da EFPP, tombados pelo CONDEPHAAT, para
restauro e musealização e assim contribuírem para a revitalização logística da
Ferrovia Perus Pirapora, homenageando a memória dos fundadores da cidade e os
seus trabalhadores e familiares, cujas mãos produziram a cal e o cimento que
construiu Brasília, dentre outros monumentos arquitetônicos, habitacionais e urbanísticos
brasileiros.
Ações
como esta também ativam e incentivam o desenvolvimento sustentado através do
turismo cultural, ecológico, de negócios e de lazer em prol da geração de mais
e mais novas oportunidades de emprego, renda, progresso, saúde e felicidade
para Cajamar e região.
Mais emoções são esperadas com a chegada à Mostra da maquete / Cancha do Clube de Ferreomodelismo da EFPP, moderado pelo artista e artesão Alex Gaudio, (ver perfil no Facebook [Núcleo de Ferreomodelismo estrada de ferro Perus-Pirapora] ) que também fará parte do Programa de Educação Patrimonial da EFPP no Atelier / Museu do APS.
No
texto a seguir, saiba mais sobre a história dos veículos restaurados, conforme
a pesquisa de um dos fundadores do IFPPC e prestimoso guardião dessa
valiosa memória, Nilson Rodrigues.
Nossos
agradecimentos aos parceiros APS, PEPEC, MIMF, ITMAIS, IPEH, a toda a Diretoria
e voluntários do IFPPC - IPEH e mais de uma centena de colaboradores e amigos
da EFPP. Obrigado por mais esta conquista!!!
Programe-se e faça uma
visita no Atelier / Museu da EFPP/IFPPC no Anhanguera Parque Shopping e saiba
como cooperar com os projetos de revitalização da EFPP. Endereço: Rua Jean
Anastace Kovelis, 123 – Ipês / Polvilho –
Cajamar/SP.
Informações e agendamento de visita de escolas e grupos: ferreirabonfa@gmail.com ou Fabiana Santos, no e-mail: fab1974@ig.com.br ou nos telefones: 11-4442.2012 - cel.: 9.4861.0386 (Tim) ou 9.7355.3985 (Vivo - Whatsapp).
Informações e agendamento de visita de escolas e grupos: ferreirabonfa@gmail.com ou Fabiana Santos, no e-mail: fab1974@ig.com.br ou nos telefones: 11-4442.2012 - cel.: 9.4861.0386 (Tim) ou 9.7355.3985 (Vivo - Whatsapp).
Diretoria do
IFPPC
BREVE
HISTÓRICO SOBRE O MATERIAL RODANTE DA EFPP
Nestes
primeiros e importantes tempos da reativação de operações da EFPP, gostariamos
de dar algumas informações sobre a locomotiva e o carro de passageiros que
foram escolhidos para início de operações em 2002, logo depois que o IFPPC
recebeu do Grupo Abdalla o comodato de todo o acervo.
LOCOMOTIVA Nr. 8
Loco 8 Trabalhando no Pátio do Gato Preto - Col. Nilson Rodrigues |
A
locomotiva nr.8 foi fabricada na França pela Decauville, com projeto da
Orenstein & Koppel, da Alemanha. Essa opção em fabricar uma locomotiva
alemã na França se deveu ao fato de a fábrica da O&K estar sobrecarregada,
e também em função da associação que existia entre as duas empresas.
No
livro de registros da fábrica, consta que ela foi fabricada para uma tal “Craig & Martin”, talvez algum
distribuidor. Em 1914, quando do início de operações da “Cia. Industrial e de
Estrada de Ferro Perus-Pirapora”, ela já estava operando no complexo
minas-fornos do Bairro do Gato Preto.
Passou
pela Pedreira da Bocaina, durante os primeiros anos de operação da CIEFPP
mostrando duas das tres locomotivas que faziam o trajeto mina-fornos. Posteriormente,
ela foi anexada ao patrimônio da “Brazilian Portland Cement Co.”, quando esta
absorveu as minas de cal no gato Preto, que antes pertencia à familia Beneducce.
Após
reforma e transformação para queima de óleo BPF, ano de 1938, em Perus, foi numerada então como “8” e desde então sempre ostentou
essa numeração. Por ser de pequeno porte, perdeu sua função que era de levar
calcáreo das minas até o britador do Gato Preto, e foi então desativada. Isso
ocorreu aproximadamente em 1964. Como era uma locomotiva graciosa, foi
preservada e colocada numa cobertura atrás dos escritórios da CBCPP, em
Cajamar, onde permaneceu até recentemente, quando foi enviada para recuperação.
Posteriormente
ficou razoavelmente preservada (aguardando cobertura) junto aos escritórios em
Cajamar.
Dados da locomotiva:
Rodagem:
0-4-0T (posteriormente modificada para 0-4-2T). Numero
de série: 5990. Fabricante:
Decauville Ainée Nowaves – Origem: França. Data
da fabricação: 1912
CARRO DE PASSAGEIROS Nº 2
Carro 2 no Pátio de Cajamar - 1975 - Foto: Nilson Rodrigues |
Pelas
informações de que se dispõe, pertenceu à “Dumont Coffee Plantation”, na
Fazenda Dumont, de propriedade da família Dumont, em Ribeirão Preto-SP .
Descritivo:
Conjunto de carros de passageiros da fazenda Dumont, onde pode-se observar a
grande similaridade entre o carro 2 da EFPP e os carros daquela fazenda.
Em
1942 a
fazenda foi desativada e a EFPP adquiriu tres locomotivas e diversos carros de
passageiros, o que indica que o carro 2 seria um deles.
Na
EFPP o carro teve que ser encurtado, para se adaptar às curvas e cortes da via.
Carro nº 2 - 1978 - Foto Sergio Martire |
Com
o fim do serviço de passageiros da EFPP em 1972, os carros passaram a servir
como carro-cauda, transportando basicamente trabalhadores da CBCPP.
Serviu
até o fim das operações da EFPP, como carro-cauda.
Dados do carro 2:
Fabricante: Usines de Braine-Lecomte, Bélgica
Ano
de fabricação: c. 1892
Ano
em que veio para a EFPP: 1948
Desativação operacional na EFPP: Dezembro de 1983
Arranjo
dos bancos: longitudinais, nas laterais.
Ano
de início da 1º reforma no EFPPC - 2005
2ª
reforma / restauro – IFPPC/IPEH - 2015
Nilson
Rodrigues – Sócio-fundador do IFPPC
P.S.: Aguardem mais novidades.em breve...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.