terça-feira, 21 de maio de 2013

DIA DOS MUSEUS NA EFPP: UMA EXPERIÊNCIA A SE REPETIR

A comemoração do Dia Internacional dos Museus na Estrada de Ferro Perus-Pirapora foi da maior importância para todos os associados do IFPPC e, consequentemente, para a própria preservação da ferrovia. 

Poucos sabem que o Estatuto do IFPPC prevê outras finalidades além de preservar a EFPP, entre elas a "... valorização dos sentidos atribuídos ao patrimônio histórico ferroviário pela sociedade brasileira em geral e pelas comunidades diretamente impactadas pelo transporte sustentado em trilhos". (artigo 5o.)

Ou seja, além dos bens materiais remanescentes da EFPP e de outras ferrovias, o IFPPC reconhece que é preciso preservar e valorizar os valores simbólicos que o trem e a ferrovia têm para as pessoas em geral; e poucas comunidades terão sido tão impactadas pela presença da ferrovia como o atual bairro de Perus e adjacências.

Tendo isto em vista o IFPPC lançou a idéia da exposição participativa, com peças a serem trazidas pelos próprios frequentadores: nada poderia ser mais legítimo, nem prestigiar mais a identidade da comunidade local, que receber os objetos de memória em que ela se identifica e se reconhece. Além disso, comemorou-se também a dimensão nacional da pequena ferrovia, ao recordar as suas origens e os efeitos da sua existência para a história do Brasil. E a EFPP assumiu formalmente o seu caráter de museu, com a denominação "Ecomuseu Estrada de Ferro Perus-Pirapora" nas novas peças de comunicação visual que foram introduzidas.

Neste sentido, não há dúvida: o Dia Internacional dos Museus na EFPP foi um sucesso. Veja um pouco disso nas fotografias abaixo.


Uma inovação simples porém importante foi a instalação de pequenos cartazes explicativos nas locomotivas e vagões expostos na área demarcada para acesso ao público. Muitas pessoas que nada conhecem sobre eles agora podem ter uma noção básica da história e características de cada um deles.


Dois exemplos do que o visitante pode ler rapidamente durante a sua visita. O texto resumido introduz o assunto, informando o necessário para se compreender do que se trata e a sua importância.



Com esta informação básica o visitante entende melhor o que está vendo e o seu significado, ainda que a apreciação seja prejudicada pelo mau estado de algumas peças, cuja razão, aliás, também é explicada.




Na exposição participativa, o pequeno motor a vapor de Isaias Angico funcionou dois dias sem parar, mostrando-se extremamente didático, pois com ele fica fácil demonstrar os princípios de funcionamento da máquina a vapor e a evolução tecnológica trazida pela Revolução Industrial.


Também a maquete HO mostrou o seu potencial educativo, com uma réplica em escala ON30 de um trem de vagonetas tracionado pela locomotiva Diema da EFPP, adequadamente ambientado num fábrica, ou...


... um trem de minério da EFPP, que está sendo preparado pelos ferreomodelistas associados ao IFPPC, ... 

... com as suas gôndolas de minério características... 

... e o carro de passageiros na cauda.  A partir desta atraente miniatura dos trens que abasteceram a primeira fábrica de cimento do Brasil, explica-se melhor o circuito mineração-ferrovia-indústria, e muita história recente do Brasil. 


O colecionismo particular também esteve presente, com uma pequena amostragem da coleção de eletrodomésticos antigos de Alexandre Rodrigues de Oliveira, que trouxe alguns ventiladores anteriores a 1925, impecavelmente restaurados e em estado de funcionamento...



... como este raríssimo exemplar de 1906, ...


















... e este aquecedor de ambiente dos anos 1930. Uma coleção deste tipo e qualidade reitera a importância dos bens culturais de natureza tecnológica para os brasileiros hoje em dia. 



Uma interessante expressão da identificação popular espontânea com produtos tecnológicos foi o trabalho de "Maquináia", artesão de Caieiras que retratava os trens da Perus-Pirapora e de outras ferrovias. Aqui, a sua visão da locomotiva Hohenzolern no. 5, de 1902 ...


... e aqui, a sua versão da ALCO no. 4, de 1929.

O mundo ferroviário de Maquináia é mostrado por este trenzinho de referência não identificada, ...



... ou por este que se refere a um trem que existiu, despreocupado da fidelidade ao original retratado através do seu imaginário ingênuo, ...

... que não dispensava toques de sofisticação, como as portas que abrem.


Recordações diversas do mundo ferroviário estão presentes na antiga estação do Tramway da Cantareira no Tucuruvi, retratada com saudades por Irineu Maurílio Frateschi, ...


... nestas duas versões da automotriz Ford 1929 da Perus-Pirapora, feitas por Walter Garcia...




... nesta locomotiva de Pedro Garcia...




... nesta GL-8 feita por um ferroviário campineiro (aqui com truques de vagão) e...




...na sua excelente prancha da FEPASA,  representada com grande realismo sob reparos, em cima de cavaletes.



Finalmente, há que registrar os visitantes. Foram grupos de amigos, ...


... casais e famílias,...



... e, quase no final do dia, uma honrosa surpresa: a visita de Arnaldo Bottan, um dos maiores especialistas brasileiros em mecânica de locomotivas a vapor, autor de celebradíssimos modelos life-steam (agachado em primeiro plano, examinando uma locomotiva, como seria de se esperar).

A avaliação final do IFPPC é que este evento teve uma importância singular na história da entidade, por ter marcado a afirmação da ferrovia como um verdadeiro ecomuseu. Este reconhecimento foi conferido pela participação de pessoas atraídas pela sua proposta, expressa no Plano Diretor da EFPP: um museu a ser construído paulatinamente, refletindo todas as relações que se constroem na convivência entre comunidade, meio ambiente e atividade econômica.

Em tempo: o  IFPPC já decidiu repetir este evento em 2014. Você tem um ano para pensar na sua participação, mas não precisa esperar até lá: apareça, participe, há muitas maneiras. Procure o IFPPC.

4 comentários:

  1. Como diz aquele narrador de futebol: "Que beleeeeeeza !"
    Estive no encontro no domingo e levei esses dois trenzinhos da Perus confeccionados pelo Maquinaia, e a alegria e esperança proporcionados por este evento foi tanta que me esforçarei para estar todo mês na Perus-Pirapora, e tentar ajudar o pessoal, como fiz muito antes de me mudar prá Jundiaí. Parabéns ao Nelson, Júlio, Bonfílio, Lica e toda e todos os colaboradores. Inté !

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    1. Zeca, a tua participação frequente neste blog, e as tuas cada vez mais frequentes visitas à Perus-Pirapora mostram o acerto em dirigir a ação na ferrovia à comunidade e abrir à participação de qualquer pessoa interessada. Só isto pode lhe dar legitimidade e perenizar o patrimônio cultural. Obrigados pelo apoio!

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  2. Bom dia! Tive o prazer de conhecer este trabalho em 18/05 representando o site Pirituba Net e fazer a reportagem sobre a EFPP. Muito bonito e merecedor de todo apoio para que este projeto continue preservando a história, por isso criamos a página com fotos e videos para divulgarmos em nossa rede. Sucesso a todos!

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  3. É um prazer e uma honra para nós termos o Pirituba Net como novo parceiro! Conte conosco para divulgar o seu excelente trabalho!

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