Uma importante atividade do IFPPC, ainda pouco divulgada, é
a formação de novos quadros para a operação da ferrovia. Embora a finalidade
dela seja muito diferente dos velhos tempos, as prescrições técnicas são basicamente
as mesmas, na verdade acrescidas de novas e mais modernas medidas de segurança.
Como os antigos ferroviários da EFPP já estão muito idosos
ou faleceram, e a drástica redução da atividade ferroviária no Brasil desde os
anos 1990 também reduziu muito a disponibilidade de pessoas preparadas, o IFPPC
tem de preparar o seu próprio pessoal operacional.
Isto também atende a um dos objetivos fundamentais do IFPPC,
que é preservar vivo o conhecimento técnico da operação de trens antigos, que
sempre foi transmitido através da prática, pelo tradicional sistema de mestre e
aprendiz. Ou seja, o novato trabalha e aprende com um profissional já
experiente, vendo como se faz cada procedimento, entendendo os sistemas e
truques para fazer o trem funcionar corretamente e com segurança. É algo que
não se aprende em bancos escolares, e todos os prazos necessários para aprendizado são longos, para poder-se desenvolver todas as habilidades exigidas de um maquinista.
Seria impossível apresentar todos os que já colaboraram nas
operações ferroviárias na Perus-Pirapora sob administração do IFPPC, mas esteja
convidado a conhecer algumas pessoas da nossa equipe.
Se esta atividade lhe interessar, contate o IFPPC ou procure um dos nossos voluntários na EFPP, aos domingos.
Nelson Camargo foi
ferroviário na RFFSA durante alguns anos, servindo na antiga E. F.
Santos-Jundiai. Mesmo após adotar outra profissão nunca perdeu o amor
pelas ferrovias, e dedicou-se àquela que mais conheceu desde a infância: a Estrada
de Ferro Perus-Pirapora, onde foi pioneiro da luta pela preservação. Desde as primeiras movimentações de trens promovidas
pelo IFPPC e durante todo o
período inicial das operações regulares, Nelson esteve sempre presente, trabalhando pesado. Até hoje está a postos sempre que
preciso.
Durante o longo
período de preparação da EFPP para o reinício de atividades, Márcio Cequini
colaborou como maquinista e mecânico, trazendo a experiência adquirida na Associação de Preservação
Ferroviária de Atibaia – SP. É outro colega sempre a postos quando se faz
necessário.
Leandro Guidini iniciou o seu aprendizado, ainda adolescente, com
Marcos Moraes Barros, a quem ajudou nos primeiros reparos de material rodante da
EFPP promovidos pelo IFPPC. Colaborou com a ABPF-Regional São Paulo, ingressou no IFPPC em 2004, e profissionalizou-se na FCA, onde certificou-se como maquinista e trabalhou regularmente no Trem da Vale, entre Ouro Preto e Mariana, e no Trem Turístico de São João del Rey a Tiradentes. É o responsável pela condução das locomotivas desde o início das operações ferroviárias regulares da EFPP.
Bruno Scagliusi foi mais um caso de êxito profissional iniciado na EFPP: trabalhando inicialmente com Leandro nas nossas pequenas locomotivas, trabalhou por anos na ALL e atualmente atua na África, onde é funcionário da Vale Moçambique, trabalhando na linha ferroviária do porto de Beira.
Outro aprendiz de Leandro foi o seu próprio pai, Jair Guidini,
que começou como foguista e hoje é um maquinista competente. Quando não está na
locomotiva, Jair é o chefe de trem.
O aprendiz seguinte foi Eduardo Perugini, que também começou
como foguista e só agora, mais de um ano depois, começa a operar a locomotiva,
ainda assistido por Leandro.
Recentemente começou o seu estágio
Amanda Lopes, a primeira mulher candidata a maquinista na EFPP. Na verdade Amanda não é
novata em ferrovias, pois é ferroviária formada na Escola SENAI/MRS de Juiz de
Fora – MG, onde se especializou como manobradora. Antes disso já havia
participado da ABPF, onde foi monitora, guarda-freios e bilheteira, entre outras
atividades. A sua presença na EFPP reflete o crescimento da participação feminina nas ferrovias, que está acabando com o velho machismo que imperava nelas.
Essa parte dos bastidores é vista por poucas pessoas, mas tão importante quanto preservar o material rodante é a preservação das técnicas e dos conhecimentos que tornam tudo isso possível.
ResponderExcluirSim, você tem razão: não tem sentido preservar nenhum bem cultural material sem o seu respectivo conteúdo imaterial. No caso de bens culturais de natureza tecnológica, como esses velhos trens, o conteúdo é esse conhecimento de operação, manutenção, e todas as tradições que os ferroviários construíram. Obrigado pelo seu comentário.
ExcluirAlém do que disseram os amigos acima, é uma justa "homenagem" aos parceiros que, muitas vezes até contrariando os familiares, dedicam seu sagrado domingo ao trabalho na Perus-Pirapora. O Nelson e o Márcio são meus conhecidos desde o início dos anos 90, e com Nelson e Élcio passei incontáveis madrugadas na gráfica Clanel preparando o jornal PIUÍII e exposições ...... Parabéns ao pessoal dos "bastidores" ........ que na verdade são atores principais desse espetáculo ....
ResponderExcluirCaro Zeca, se não fosse o trabalho de vocês, pioneiros, os novos atores encontrariam o teatro fechado! Valeu!
ExcluirParabéns à todos! Infelizmente não consegui ir ainda aí, devido o trem aqui na ABPF, mas assim que possível irei conhecer. O Júlio Moraes (se eu não estiver enganado rsrs) é um antigo associado da ABPF do tempo de Jaguariúna nos idos da década de 80, conheci pessoalmente... abçs Julio! Os outros integrantes conheço alguns, sendo a Amanda a mais recente "voluntária" de locomotivas que conheci rsrs. Abçs.
ResponderExcluirSim, Vanderlei, eu e outros do IFPPC já participamos da ABPF, e ainda me sinto feliz de ter podido ajudar um pouquinho. O melhor, porém, é ver que o exemplo frutificou e outras entidades semelhantes, como o nosso IFPPC, ampliam a missão começada em Jaguariuna há 35 anos atrás, e que virou um modelo a ser seguido. Abraços, Julio.
ExcluirPARABENS A TODOS OS ENVOLVIDOS NESSE EMPREENDIMENTO, POIS UM PATRIMONIO DESSE TIPO JAMAIS DEVERIA SER DEPRECIADO, COM A AJUDA DE TODOS, ESTÁ VOLTANDO AO SEU DEVIDO LUGAR,O FATO DE MORAR LONGE DAI IMPEDE DE PARTICIPAR, MAS ACOMPANHO TODOS OS MOVIMENTOS DE SUA REATIVAÇÃO....PARABENS PESSOAL!!!!!!
ResponderExcluirA tua presença no blog, acompanhando e comentando, é uma participação muito importante para nós. E o teu incentivo também! Muito obrigado, venha nos visitar quando tiver oportunidade.
ExcluirParabéns pela preservação e manutenção da EFPP. Seria interessante vocês publicarem matérias técnicas sobre as locomotivas e quem sabe apostilas de cursos básicos sobre o funcionamento, manejo, etc. Espero, em breve, visitar a EFPP.
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