quinta-feira, 13 de abril de 2017

NÚCLEO MUSEOLÓGICO KM 12 DA EFPP RECEBE LOCOMOTIVA Nº 5 - AMERICAN LOCOMOTIVE COMPANY - PARA RESTAURO E FUTURA OPERAÇÃO 

Locomotiva nº 5 - American Locomotive Company - 
Embarcando à caminho do restauro 

Com o apoio da empresa Metalplan, fabricante de compressores especiais, o IFPPC criou o 2º Núcleo Museológico do Projeto de Revitalização da EFPP, O Núcleo Km 12 está instalado em Polvilho, próximo da Rodovia Anhanguera e guarda a reserva técnica de gondolas de minério e peças de ferramentaria do antigo Pátio Minerário e Oficinas de Cajamar. 
Gôndola de Minério  da EFPP, adquirida do fabricante
Kopel, dos EUA

Em 2016 a Metalplan iniciou a recuperação das Gondolas, paras exposição e agora está recebendo para recuperação a Locomotiva nº 5, fabricada em 1932, na planta da American Locomotive Company, instalada em Montreal/Canadá, uma das 5 peças idênticas adquiridas da ALCO pela Estrada de Ferro Perus Pirapora.

Loco 5 em operação nos anos 70 - Km 12 - Atual bairro de Polvilho/Cajamar-SP

Loco 5 em 2016, no Pátio do Corredor - atual Estação Ecologia
A Loco 5 estava na fila de restauro no Núcleo Museológico do antigo Pátio do Corredor, atual Estação Ecologia, desde 2012, vinda das antigas Oficinas da Perus Pirapora em Cajamar. É considerada viável para recuperação e utilização na frota de material rodante trafegável no transporte de visitantes aos Núcleos Museológicos da Ferrovia-Parque Perus Pirapora.

Ficha Técnica:

  • Locomotiva nº 5 da EFPP - Alco - Montreal
  • Ano de fabricação 1932
  • Fabricante: American Locomotive Company, unidade fabril de Montreal/Canadá, também conhecida como "Montreal Locomotive Works Ltd".
  • Número de Série:  68633
  • Rodagem: 2-4-2 ST
  • Período de operação na EFPP:  1932-1983


CHEGADA E INCORPORAÇÃO AO NÚCLEO DO KM 12 
(METALPLAN) EM 12 DE ABRIL DE 2017

Loco 5 - Chegada à Metalpan - Km 12 da EFPP - Polvilho / Cajamar-SP

Loco 5 - de volta aos trilhos no Km 12 - Núcleo Museológico da EFPP

Loco 5  e as Gondolas da reserva técnica do acervo, recuperadas pela Metalplan
A coordenação geral dos trabalhos foi do Diretor Nelson Camargo e a Supervisão e acompanhamento técnico é do Engenheiro Mecânico Péricles Gallo, que já trabalhou na manutenção das Locomotivas nºs 2, 8 e 10, esta última foi restaurada no ano passado (2016). O apoio administrativo e jurídico é do Presidente, Dr. Bonfilio Alves, que vem mediando e conquistando o apoio de importantes empresas, personalidades de diversos setores de Cajamar, São Paulo e Caieiras, além de cativar amigos preservacionistas do exterior para apoiar a causa da Perus Pirapora, ativando o desenvolvimento de várias frentes de apoio ao Programa de Revitalização, dentre eles o Projeto "A Volta do Trem das Onze", de restauro e recuperação da Locomotiva 17.

Parabéns aos nossos diretores Nelson Camargo e equipe de voluntários, amigos da empresa Metalplan, a quem agradecemos na pessoa do Diretor Edgard Dutra, e demais apoiadores. Gratidão pela ajuda de todos.

Sua ajuda é fundamental para a defesa deste acervo museológico que conta uma parte muito importante da história de luta do povo brasileiro.  Seja um parceiro do projeto, ligue-nos: 11.4442.2012 (falar com Bonfilio ou Fabiana -  Whatsapp e cel.: 9.7355.3985 -Vivo- ou 9.4861.0386 -Tim- c/Fabiana Santos, no horário comercial). 

Um comentário:

  1. Qual a data para o restauro total ?

    Alex Gaudio

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