sábado, 26 de novembro de 2016

ACABOU A “FILA DA MORTE” DA EFPP

ACABOU A "FILA DA MORTE"

Numa ação coordenada pelos associados e dirigentes do IFPPC Bonfilio Alves Ferreira, Nelson Camargo e Pericles Gallo, com o apoio da Votorantim Cimentos e da Fundação Trem Tur de Santa Catarina, foi viabilizado o fim da famosa “Fila da Morte” da EFPP, que ficou assim conhecida porque era um ramal onde foram depositadas as locomotivas sucateadas ou que permaneciam como “almoxarifado” de peças de reposição para as demais em operação. No dizer dos operários, eram “vampirizadas” pelas que ainda funcionavam.
Neste ramal, desde a década de 70 do século passado, além de 5 resquícios arqueológicos de antigas locomotivas, também jaziam em péssimo estado 4 pranchas com lastro de madeira e seus truques metálicos.
Apesar desse material ser dado como irrecuperável, desde antes do inventário do tombamento aprovado pelo CONDEPHAAT, o IFPPC celebrou Termo de Cooperação Museológica, com foco nos objetivos do Programa “+Q2Museus”, com a Fundação Trem Tur, de Rio Negrinho, Santa Catarina, com a finalidade de realização de sondagens e estudos para tentar salvar e restaurar estes itens do patrimônio arqueológico industrial do vapor, ao menos para fins de exposição estática. No caso das pranchas, estão sendo recuperadas e convertidas em carros de passageiros para atender a demanda de visitação de ambos Museus. 
Esta é a relação do material salvo e em estudos para recuperação / restauração:

  • LOCOMOTIVA, marca HOHENZOLLERN, ano de fabricação 1902, n. série 1612, Prefixo 5, rodagem 0-4-0 T;
  • LOCOMOTIVA, marca KRAUSS, ano de fabricação 1908, n. série 5980, Prefixo 6, rodagem 0-6-T;
  • LOCOMOTIVA, fabricação nº 3084, Prefixo 9;
  • LOCOMOTIVA, sem nº de fabricação identificável, Prefixo 13;
  • LOCOMOTIVA, fabricação nº 11980, Prefixo 15;
  • 04 (quatro) vagões-pranchas com lastro de madeira, sem nº de fabricação identificável;

Mais uma vez, palmas aos nossos audaciosos parceiros!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.