ACABOU A "FILA DA MORTE"
Neste ramal, desde a década de 70 do
século passado, além de 5 resquícios arqueológicos de antigas locomotivas,
também jaziam em péssimo estado 4 pranchas com lastro de madeira e seus truques
metálicos.
Apesar desse material ser dado como irrecuperável,
desde antes do inventário do tombamento aprovado pelo CONDEPHAAT, o
IFPPC celebrou Termo de Cooperação Museológica, com foco nos objetivos do
Programa “+Q2Museus”, com a Fundação Trem Tur, de Rio Negrinho, Santa Catarina,
com a finalidade de realização de sondagens e estudos para tentar salvar e restaurar estes itens do patrimônio arqueológico industrial do vapor, ao menos para fins de exposição estática.
No caso das pranchas, estão sendo recuperadas e convertidas em carros de
passageiros para atender a demanda de visitação de ambos Museus.
Esta é a relação do material salvo e em estudos para recuperação / restauração:
Mais uma vez, palmas aos nossos audaciosos parceiros!!
Esta é a relação do material salvo e em estudos para recuperação / restauração:
- LOCOMOTIVA, marca HOHENZOLLERN, ano de fabricação 1902, n. série 1612, Prefixo 5, rodagem 0-4-0 T;
- LOCOMOTIVA, marca KRAUSS, ano de fabricação 1908, n. série 5980, Prefixo 6, rodagem 0-6-T;
- LOCOMOTIVA, fabricação nº 3084, Prefixo 9;
- LOCOMOTIVA, sem nº de fabricação identificável, Prefixo 13;
- LOCOMOTIVA, fabricação nº 11980, Prefixo 15;
- 04 (quatro) vagões-pranchas com lastro de madeira, sem nº de fabricação identificável;
Mais uma vez, palmas aos nossos audaciosos parceiros!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.