sábado, 31 de outubro de 2015

Expo Trem-Escola recebe Visitas Guiadas  de escolas e grupos


Após receber mais de 10.000 visitantes no Programa de Visitas Livres, a Expo Trem-Escola Perus Pirapora abriu, no dia 30 de outubro, próximo passado, o Programa de “Visitas Guiadas”, destinado a escolas em todos os níveis e a grupos temáticos, com interesse na história/memória local/regional e em questões de educação patrimonial relacionadas à história das ferrovias à vapor e da ferrovia Perus Pirapora, em especial, incluindo a história da mineração e da fabricação da cal e do cimento.

A primeira escola a abrir esta fase foi o Colégio Souza Pazzini, de Polvilho, Cajamar, que já reservou uma semana de passeios monitorados com seus alunos(as) do ensino fundamental, sendo já muito festejada a primeira visita, realizada no último dia 30 de outubro (2015), próximo passado.

Alunos(as) do Colégio Souza Pazzini "embarcam" no Trem-Escola  
As visitas guiadas trabalham com uma programação de atividades com base em um roteiro didático-pedagógico especial de educação patrimonial, onde os visitantes são levados a conhecer melhor cada item do acervo, na linguagem adequada a cada tipo de públicos-alvo. A  “viagem” começa com o “embarque” na “Estação Ciência e Tecnologia”, “tomando-se” o Trem (Carro Dumont e Locomotiva 8), onde uma parte da história destes dois valiosos veículos da EFPP pode ser contada através dos monitores do projeto que acompanham e dão assistência aos visitantes.

Monitores Pedro Mozela e Maria Fabiana, ambos de Cajamar,
assistem aos visitantes durante a "viagem" pela história da EFPP
Ao desembarcarem na “Estação Gato Preto”, ou “Memória e Ecologia” são conduzidos a conhecer melhor as origens da cidade, a partir da história da mineração e fabricação da cal que aconteceu no Pátio / Vila de Gato Preto e depois a mineração do calcário para fabricação do cimento em Perus, ambos transportados pela EFPP para o mercado/indústria da construção civil paulista e brasileiro.
O Coordenador do Núcleo de Ferreomodelismo e Autor da Maquete de Gato Preto
 recebe os pequenos e curiosos viajantes da Estação Memória e Ecologia   
Ao redor da Maquete de Gato Preto e da Cancha de Ferreomodelismo em escala HOn30 (30 vezes menor que o trem de verdade), instalados no Atelier, com a excelente monitoria do artífice ferreomodelista e associado do IFPPC, Alex Gaudio, os participantes são transportados pela imaginação por meio de dinâmica e orientada demonstração, que coloca em movimento os trens, réplicas de locomotivas, carros de passageiros, galeras, gondolas e demais itens ferroviários da antiga EFPP, permitindo aos visitantes interagirem com a memória antiga e atual, onde se percebem como protagonistas atuais dessa  história em (re)construção.

Nesta oportunidade, conforme a curiosidade e o nível de interesse do grupo, também são oferecidas informações sobre mecânica à vapor e sobre funcionamento de trens e ferrovias dessa modalidade no Brasil (Saiba mais, acessando o perfil e as páginas do Núcleo de Ferreomodelismo estrada de ferro Perus-Pirapora, no Facebook).

Estação Mineral - representação da Vila Triangulo da EFPP/Perus
Obra do artista plástico, cenotécnico e montador da Expo
Trem-Escola em 5 Estações, Pedro Quintanilha,
 ilustra o Atelier da Vila Triângulo  
Já “Estação Mineral”, situada no espaço que lembra a “Vila Triângulo” da EFPP em Perus, conforme o perfil e o interesse (opção) do grupo visitante, a proposta é realizar uma atividade lúdico-pedagógica de educação patrimonial, que pode incluir arte-educação patrimonial, com pintura, desenho, poesia-sarau, teatro, canto, contação deestórias & histórias, etc... ou uma roda de conversa, um vídeo-debate ou Oficinas, tudo conforme a encomenda ou demanda de cada grupo visitante.

Obra do artista plástico Pedro Quintanilha, convida artistas Cajamarenses a também exporem seus trabalhos sobre a EFPP




Espaço lúdico da Estação Mineral - Representação da Vila Triângulo -
destinado à atividades de Arte- Educação Patrimonial e Oficinas Culturais
 Ao final da “viagem” pelas “4 Estações”, a visita ou passeio é finalizado com o convite para um lanchinho que é servido na Vila Triangulo ou na arena multiuso defronte ao Atelier.

Aos que preferirem estender o passeio, é possível optar  pela praça de alimentação do Shopping, onde há boas lancheterias, restaurantes, cafés, e sorveterias de boa qualidade, além, é claro, da excelente vista que a praça oferece para os frequentadores. Ainda, para quem deseja uma programação de lazer diferenciada, as salas de cinema e os atelieres de brinquedos para todas as idades, são uma boa dica.

Hora do lanche na Arena de Eventos do  Atelier / Museu - APS 
A Exposição é aberta ao público diariamente, das 14:00 às 20:00 horas, para visitas livres. Visitas Guiadas, com monitoria, horários e atividades para públicos especiais e eventos temáticos, agende com antecedência pelos tels/Cel/Whats: 11-97355.3985 ou 9.7666.1441 - Tim/Claro (c/Fabiana ou Raquel) -  e Inf.: 4442.2012 (Nathalia ou Fabiana).
A Diretoria (IFPPC )


Visite: Anhanguera Parque Shopping. Rua Jean Anastace Kovelis, 123 - Ipes - Cajamar/SP.  http://www.anhangueraparqueshopping.com.br  

2 comentários:

  1. Parabéns a esta iniciativa! as crianças precisam conhecer o meio de transporte ferroviário, tão esquecido nos tempos atuais. Aproveito para deixar o link do meu blog: http://estradasehumildade.blogspot.com.br/
    Obrigado!

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.