sexta-feira, 14 de agosto de 2015

AOS 101 ANOS PERUS PIRAPORA VAI AO SHOPPING - FELIZ ANIVERSÁRIO!!!


Prezados(as) Amigos(as) da Perus Pirapora

O primeiro ano do Centenário da EFPP está fechando, mas as portas do Anhanguera Parque Shopping, um empreendimento que promete fazer a diferença em Cajamar e região, abriram-se para apoiar o projeto de revitalização impulsionado pelo IFPPC e demais parceiros.  

Nessa quarta-feira, dia 12/08 a “velha senhora” madame Decauville Ainée Nowaves, nascida em 1912, a nossa querida Locomotiva nº 8, e o Carro nº 2, velho conhecido dos amigos(as) da EFPP, restaurados com o patrocínio do APS e do Grupo Pepec / ITMAIS, pularam literalmente a janela e foram passear no primeiro Shopping da terra-mãe da EFPP.

Olha Maria dando seus pulos

Olha agora o vagão... imagina a emoção...
O engenheiro Péricles Gallo no apito provando que
a tração também vai bem à feijão...
Ufa!!! Missão cumprida!!!
Só vendo para acreditar!!!
A tropa, liderada pelo almirante Nelson Camargo,
com ordem de descansar...

Os veículos foram escolhidos pelo APS - Anhanguera Parque Shopping como emblema da proposta empreendedora pioneira no ramo de Shopping Center de se adotar ícones da identidade da cidade-sede como tema associado a própria imagem, aliando iniciativas modernas de mercado com a preservação da memória e da história local, inaugurando um paradigma de negócios que busca dialogar cultura, desenvolvimento econômico e inclusão socioambiental.

A iniciativa do APS, que somou o apoio do Grupo Pepec Ambiental, da MIMF – Indústria de Material Ferroviário e dos Institutos IPEH e ITMAIS, sob a coordenação do Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural,  respondeu pela obra de restauração de dois dos principais veículos em uso atualmente na Estrada de Ferro Perus Pirapora, o que é um fato dos mais ousados e relevantes especialmente face a atual conjuntura brasileira, pois, ao contrário da inibição de investimentos, optou-se por investimentos em patrimônio histórico, cultura e educação, valores que consolidam os fundamentos de uma sociedade democrática e promissora para todos(as).

Os veículos integrarão o acervo da Mostra “Trem-Escola Perus Pirapora em 4 Estações”, cuja fase inaugural será aberta ao público já no próximo dia 20/08, p.f., após as 16:00 horas,  apresentando aos visitantes do Shopping a Locomotiva nº 8 e o Carro nº 2 restaurados, bem como várias itens do acervo material, documental e fotográfico cedidos pelos nossos queridos associado e fundadores Nilson Rodrigues e Nelson Camargo, dentre outros.

A Mostra será inovada e reinventada ao longo de uma Programação ajustada com o Shopping, sento intenção dos promotores e patrocinadores fazer desta ação uma alavanca para a motivação de novos parceiros que queiram seguir o exemplo adotando outros itens do acervo da EFPP, tombados pelo CONDEPHAAT, para restauro e musealização e assim contribuírem para a revitalização logística da Ferrovia Perus Pirapora, homenageando a memória dos fundadores da cidade e os seus trabalhadores e familiares, cujas mãos produziram a cal e o cimento que construiu Brasília, dentre outros monumentos arquitetônicos, habitacionais e urbanísticos brasileiros.

Ações como esta também ativam e incentivam o desenvolvimento sustentado através do turismo cultural, ecológico, de negócios e de lazer em prol da geração de mais e mais novas oportunidades de emprego, renda, progresso, saúde e felicidade para Cajamar e região.

Mais emoções são esperadas com a chegada à Mostra da maquete / Cancha do Clube de Ferreomodelismo da EFPP, moderado pelo artista e artesão Alex Gaudio, (ver perfil no Facebook [Núcleo de Ferreomodelismo estrada de ferro Perus-Pirapora] ) que também fará parte do Programa de Educação Patrimonial da EFPP no Atelier / Museu do APS.

No texto a seguir, saiba mais sobre a história dos veículos restaurados, conforme a pesquisa de um dos fundadores do IFPPC e prestimoso guardião dessa valiosa memória, Nilson Rodrigues.

Nossos agradecimentos aos parceiros APS, PEPEC, MIMF, ITMAIS, IPEH, a toda a Diretoria e voluntários do IFPPC - IPEH e mais de uma centena de colaboradores e amigos da EFPP. Obrigado por mais esta conquista!!!

Programe-se e faça uma visita no Atelier / Museu da EFPP/IFPPC no Anhanguera Parque Shopping e saiba como cooperar com os projetos de revitalização da EFPP. Endereço: Rua Jean Anastace Kovelis, 123 – Ipês /  Polvilho – Cajamar/SP.

Informações e agendamento de visita de escolas e grupos: ferreirabonfa@gmail.com  ou  Fabiana Santos, no e-mail: fab1974@ig.com.br ou nos telefones: 11-4442.2012 - cel.: 9.4861.0386 (Tim) ou 9.7355.3985 (Vivo - Whatsapp). 

Diretoria do IFPPC


BREVE HISTÓRICO SOBRE O MATERIAL RODANTE DA EFPP

Nestes primeiros e importantes tempos da reativação de operações da EFPP, gostariamos de dar algumas informações sobre a locomotiva e o carro de passageiros que foram escolhidos para início de operações em 2002, logo depois que o IFPPC recebeu do Grupo Abdalla o comodato de todo o acervo.

LOCOMOTIVA Nr. 8

Loco 8 Trabalhando no Pátio do Gato Preto - Col. Nilson Rodrigues

A locomotiva nr.8 foi fabricada na França pela Decauville, com projeto da Orenstein & Koppel, da Alemanha. Essa opção em fabricar uma locomotiva alemã na França se deveu ao fato de a fábrica da O&K estar sobrecarregada, e também em função da associação que existia entre as duas empresas.
Loco 8 - 1975 -  Foto Cid Beraldo - Col. Nilson Rodrigues
No livro de registros da fábrica, consta que ela foi fabricada para uma tal  “Craig & Martin”, talvez algum distribuidor. Em 1914, quando do início de operações da “Cia. Industrial e de Estrada de Ferro Perus-Pirapora”, ela já estava operando no complexo minas-fornos do Bairro do Gato Preto.

Passou pela Pedreira da Bocaina, durante os primeiros anos de operação da CIEFPP mostrando duas das tres locomotivas que faziam o trajeto mina-fornos. Posteriormente, ela foi anexada ao patrimônio da “Brazilian Portland Cement Co.”, quando esta absorveu as minas de cal no gato Preto, que antes pertencia à familia Beneducce.
Loco 8 - Col. Nilson Rodrigues

Após reforma e transformação para queima de óleo BPF, ano de 1938, em Perus,  foi numerada então como “8” e desde então sempre ostentou essa numeração. Por ser de pequeno porte, perdeu sua função que era de levar calcáreo das minas até o britador do Gato Preto, e foi então desativada. Isso ocorreu aproximadamente em 1964. Como era uma locomotiva graciosa, foi preservada e colocada numa cobertura atrás dos escritórios da CBCPP, em Cajamar, onde permaneceu até recentemente, quando foi enviada para recuperação.

Posteriormente ficou razoavelmente preservada (aguardando cobertura) junto aos escritórios em Cajamar.

Loco 8 em Operação em Perus - 2013 - Arquivo

Dados da locomotiva:
Rodagem: 0-4-0T (posteriormente modificada para 0-4-2T). Numero de série: 5990. Fabricante: Decauville Ainée Nowaves – Origem: França. Data da fabricação: 1912
  





CARRO DE PASSAGEIROS Nº 2

Carro 2 no Pátio de Cajamar - 1975 - Foto: Nilson Rodrigues
 Não existem dados muito precisos sobre o carro 2, cuja recuperação foi feita nas próprias oficinas do IFPPC, no kilômetro 5 da via, local conhecido como “Corredor”.
Pelas informações de que se dispõe, pertenceu à “Dumont Coffee Plantation”, na Fazenda Dumont, de propriedade da família Dumont, em Ribeirão Preto-SP.
Descritivo: Conjunto de carros de passageiros da fazenda Dumont, onde pode-se observar a grande similaridade entre o carro 2 da EFPP e os carros daquela fazenda.
Em 1942 a fazenda foi desativada e a EFPP adquiriu tres locomotivas e diversos carros de passageiros, o que indica que o carro 2 seria um deles.
Na EFPP o carro teve que ser encurtado, para se adaptar às curvas e cortes da via.
Carro nº 2 - 1978 -  Foto Sergio Martire
Com o fim do serviço de passageiros da EFPP em 1972, os carros passaram a servir como carro-cauda, transportando basicamente trabalhadores da CBCPP.
Serviu até o fim das operações da EFPP, como carro-cauda.

Carro nº 2 - Recém-restaurado - 2015 - Foto: Arquivo IFPPC

Dados do carro 2:
Fabricante: Usines de Braine-Lecomte, Bélgica
Ano de fabricação: c. 1892
Ano em que veio para a EFPP: 1948
Desativação operacional na EFPP: Dezembro de 1983
Arranjo dos bancos: longitudinais, nas laterais.
Ano de início da 1º reforma no EFPPC - 2005
2ª reforma / restauro – IFPPC/IPEH - 2015    

Nilson Rodrigues – Sócio-fundador do IFPPC

P.S.: Aguardem mais novidades.em breve... 

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