sábado, 20 de setembro de 2014

GRUPO DE TURISTAS PRESERVACIONISTAS INGLESES VISITAM PERUS PIRAPORA

Pelo segundo ano consecutivo, no último domingo, 14/09, o  Eco-museu da Estrada de Ferro Perus Pirapora recebeu a ilustre vista de um grupo de 25 turistas e pesquisadores ingleses. Tratam-se de protagonistas de organizações preservacionistas da memória patrimonial e da arqueologia industrial do vapor, tecnologia esta de origem britânica.
Objetivos e pontuais como sempre, vieram de Campinas, onde no dia 13/09 já haviam visitado a Ferrovia Campinas / Jaguariúna, dirigida pela entidade irmã do IFPPC,  a ABPF, tendo chegado de ônibus, que ficou estacionado no Parque Anhanguera, sendo traslados de Van para a Estação Ecologia (Pátio do Corredor), onde foram recebidos pelo Presidente do IFPPC e pelos associados e dirigentes Nelson Camargo e Paulo Rodrigues, passando 2 horas de muita fotografia e um pequeno passeio de 800 metros, pois o trecho até a Estação Mineral (PN) está impedido para manutenção.
Esta modalidade de visita faz parte da nova etapa de busca de cooperação e intercâmbio com vistas a buscar apoio técnico, material e financiamento para os projetos de restauro do acervo, construção de receptivos para os visitantes e manutenção de via permanente, além de aproximar estudantes, pesquisadores e profissionais de várias área afins com o projeto de revitalização da Ferrovia.
A visita foi acompanhada pela reportagem da TV Gazeta, que mais uma vez, em excelente matéria ( http://www.tvgazeta.com.br/?videos=suspenso-passeio-de-maria-fumça-aos-domingos# ), ressaltou a importância e o interesse da comunidade pelo projeto. O retorno das atividades normais do Museu, com visitação aberta ao público em geral, ainda depende da finalização dos trabalhos de manutenção, interrompidos em razão do período de chuvas. Em breve daremos notícias. Grupos de estudantes com afinidade para as áreas de todas as engenharias, meio ambiente e ecologia, saúde e lazer, pesquisadores, preservacionistas do patrimônio histórico em geral, voluntários e interessados são muito bem vindos nesta etapa para cooperar com os trabalhos de restauro e manutenção em andamento.
Se puder cooperar também, contate-nos: 05511-4442.2012
A DIRETORIA/IFPPC

14 comentários:

  1. A importância histórica e cultural da E.F.P.P. é incontestável e graças a Deus que ela voltou a funcionar. Porque não se faz um esforço para que seu traçado chegue realmente até a cidade de Pirapora do Bom Jesus? Fortaleceria o turismo tanto para a ferrovia como para a cidade

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente com essa ideia e seria fantástico o trem de passageiro da E.F.P.P. chegar até Pirapora do Bom Jesus numa estação bem ao estilo antigo. Essa ideia é maravilhosa. Sou aficionado por ferrovia e curto muito a nossa E.F.P.P.

    ResponderExcluir
  3. Concordo plenamente com essa sugestão. Eu que já morei na região posso garantir que paisagem é pitoresca, maravilhosa. Tomara que alguém veja isso e leve a ideia em diante até ser realizada. Essa ferrovia é um monumento merece. Isso sim é Cultura e Turisrmo.

    ResponderExcluir
  4. De Cajamar a Pirapora do Bom Jesus seriam mais ou menos uns 20 km o que ficaria tão oneroso, mas de grande enlevo turistico.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quero dizer: NÃO FICARIA TÃO ONEROSO PARA A CPTM

      Excluir
    2. Caros amigos, infelizmente devo informar que esta possibilidade já foi estudada, e a dificuldade do trajeto foi um dos motivos para a ferrovia nunca ter chagado ao seu destino final. Existe um ponto em que a transposição de obstáculos geográficos exigiria pendentes muito mais inclinadas que o considerado tecnicamente viável. Além do mais, seriam necessários tantos estudos de impacto ambiental, licenciamentos e desapropriações, que o custo certamente seria de muitos milhões.

      Excluir
  5. A Estrada de Ferro Perus Pirapora é um patrimônio histórico e cultural de um valor imprescindível. Conheço a ferrovia e creio eu ser a unica no mundo. Mas concordo plenamente de que ela deveria chegar até Pirapora do Bom Jesus e isto não custaria caro. Antes que façam construções o que dificultaria depois o traçado.

    ResponderExcluir
  6. A Estrada de Ferro Perus - Pirapora é de um valor histórico e Cultural imprescindível. Talvez ela seja a unica no mundo. Concordo plenamente que deveria haver um esforço para que ela chegasse até Pirapora do Bom Jesus, o que viria a enriquecer a viagem e o turismo.

    ResponderExcluir
  7. A viagem pela EFPP é incrível. Ainda bem que ela está sendo recuperada pois é uma preciosidade. Mas eu também concordo que deveria haver um esforço para que ela chegue até Pirapora do Bom Jesus. Dá para imaginar as locomotivas chegando e partindo apitando cujo apito ecoando pelo vale do Tietê

    ResponderExcluir
  8. qual a largura dos carros de passageiro?

    ResponderExcluir
  9. Por favor, gostaria de saber qual data estará disponível para que seja feito um passeio pela linha. Sempre sonhei em levar minha avó a essa visita, sempre me contou sobre as linhas férreas tanto santos-jundiai quanto perus-pirapora, porém dia 15 de Dezembro ela nos deixou, gostaria mesmo de prestar essa homenagem minha para ela.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucas, perdão por não termos visto seu comentário antes. Estamos em manutenção preventiva. Aguarde notícias neste blog.
      abraços
      Bonfilio

      Excluir

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.