quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

UM DIA NA PERUS-PIRAPORA - PASSEIO COM SABOR DE AVENTURA!


O presidente do Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural envia a todos os amigos e colaboradores uma mensagem especial, sobre a atividade coletiva que converteu a adversidade em sucesso e coroou os trabalhos de 2013, e anuncia o Centenário de Estrada de Ferro Perus-Pirapora.

O temporal que atingiu São Paulo e Caieiras na noite de quinta-feira, dia 05 de dezembro, com ventos de mais de 90 km/h e chuva intensa durante mais de 1 hora, provocando queda de árvores e assoreamento da via permanente (linha férrea) trouxe novidades para os Amigos(as) da Estrada de Ferro Perus Pirapora.

Por conta da intempérie repentina de primavera, já às portas do verão, a operação de visitação no Eco-museu da EFPP, prevista para o dia 07/12, cedeu espaço a uma nova modalidade de atividade para os Amigos da EFPP: o Eco-mutirão de conservação da ferrovia, para garantir a segurança e o conforto dos visitantes durante os futuros passeios/visitação.

O convite para a atividade foi feito via Facebook e Blog (www.efperuspirapora.blogspot.com.br), e acabou somando a participação de visitantes ilustres e com muita disposição que vieram para o passeio e apesar da chateação inicial de saber, no local, da suspensão repentina da operação do trem a vapor, não se renderam à frustração. Pelo contrário, arregaçaram as mangas e deram grande ajuda no desassoreamento e reconstrução da plataforma da Estação Mineral (PN), como foi o caso do seu Jorge Franco Daniela e seu filho Ricardo Silva Daniela, que muito nos motivaram com suas idéias. Prometeram retornar em janeiro com reforços ferroviários. Além disso, seu Jorge já anunciou que para o próximo mutirão, o fogão a lenha é dele. É só trazer a costela gaúcha (tem que ser gaúcha) que a bóia do mutirão será das boas. O recado tá dado...

Nelson Camargo, o associado e diretor mais antigo do IFPPC, não perde um trem da PP. Lá estava ele, como sempre, operando a Locomotiva diesel Thor. Os Guidinis (Jair/pai e Leandro/filho), nossos maquinistas, foguistas, chefes de trem e colaboradores de plantão, também marcaram presença. Verificaram a situação da velha senhora locomotiva nº 2 (tatuzinho), dando seu ok, e ajudaram nos trabalhos de recuperação da Estação Mineral. Nem os bikers do pedaço escaparam. Sob a liderança do associado Antonio Carlos, o coringa da EFPP, os ciclistas Fabio Luiz e João Batista Michelino deram sua colaboração, animando os demais.

Edson Lança e seu filho Pedro Henrique capricharam no trole-de-linha Tubarão, pondo o motor no ponto e deixando-o na linha, pronto para o que der e vier. Valeu, Edson e Pedrinho. Estamos contando com vocês.

O presidente, Bonfilio Alves e sua namorada Rosangela Cassalho Rodrigues, juntamente com o seu Odair e os colaboradores do IFPPC, Ailton e Lampião, chegaram cedo e logo estavam com picareta e enxada na mão. Mais tarde Rosangela tocava o sino, chamando todos para degustarem um delicioso macarrão com lingüiça lá de Bragança. Também não faltou pão, lá da Padaria do nosso amigo Paraná.
Também registramos a visita ilustre do sr. Lincoln Scorsoni Pessoa, decano do bairro de Perus, que veio defender a necessidade de apoio empresarial ao projeto de revitalização. Ano que vem a Ferrovia fará 100 anos e busca desde já investidores para deixar os bastidores do tombamento para fazer uma nova história. 

Mais tarde a locomotiva Thor “abriu o bico”, acabando quase rebocada pelo trole de linha Tubarão e mais quatro “motores” movidos a macarrão. Dessa não escapou nem o presidente, pois o temporal lançou galhos e folhas nos aquedutos da PP que, entupidos, ficaram sem água e deixaram a locomotiva  2 com sede e sem vapor, sem poder socorrer a Thor. O trem foi doido... no final, todos saímos bem e ainda no lucro, com muitas calorias a menos.

Amigos(as) da EFPP: em 2014, vamos manter ao menos um mutirão por mês e muito nos honrará a vossa presença e participação, mas também vamos seguir o conselho do sr. Lincoln, e buscar aqueles que também desejam fazer uma nova história de sucesso com a Estrada de Ferro Perus Pirapora, que fundou uma cidade (Cajamar) e construiu, com o cimento das rochas calcárias que transportou, uma Capital (Brasília). 

Entre em contato direto com o Presidente do IFPPC/EFPP e descubra como você pode ajudar: bonfilio@uol.com.br . Seja um associado colaborador.

Obrigado a todos(as) amigos(as) que nos apoiaram e caminharam conosco em 2013, especialmente a Diretoria do IFPPC, seus associados e colaboradores. Perdoem-nos pelas nossas falhas, mas tenham certeza que estamos aprendendo a acertar mais do que falhar.

Para todos(as), um Feliz Natal e um próspero 2014, ano do Centenário da Estrada de Ferro Perus-Pirapora.


Após remover dezenas de grandes galhos caídos ao longo da linha férrea, o trem de lastro composto da locomotiva Thor e de duas vagonetas chega próximo à estação Mineral, onde a enxurrada havia coberto os trilhos com areia e detritos. O pessoal começou a trabalhar imediatamente, liberando a via.








Uma vez removida a areia, começou o reparo do estribo de embarque, que também havia sido danificado.












Os dormentes de contenção do estribo foram refixados, alinhados, ...













... e a plataforma ficou novamente em ordem para os próximos passeios de trem na Perus-Pirapora.













Na hora de recolher, a locomotiva Thor apresentou problemas, mas os voluntários do IFPPC não perderam a oportunidade de demonstrar mais uma vez o seu entusiasmo: já que as locomotivas a vapor ainda não podiam operar devido ao entupimento do sistema de abastecimento de água, simplesmente empurraram-na no trajeto de volta ao pátio do Corredor.





ESTEJA CONOSCO EM 2014, O ANO DO CENTENÁRIO DA PERUS-PIRAPORA.

ESTAMOS LHE AGUARDANDO!

11 comentários:

  1. Quero muito participar de todos os momentos junto à vocês nesse ano de muita empreitada!

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    1. Seja bem-vindo, Marcelo. O IFPPC é aberto a todos os interessados em contribuir como seu trabalho voluntário, ou simplesmente em nos fazer uma visita.

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  7. Remover o comentário é muito mais fácil né...

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    1. Alberto, o mais fácil de tudo é criticar. Difícil mesmo é ir colaborar, trabalhar duro na ferrovia por idealismo, ao invés de só postar comentários. Aceite o desafio, apareça e ajude.

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  8. Há alguma data prevista para os passeios de trem na Perus-Pirapora ?

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    1. Sim. Por favor verifique o calendário de operações na postagem mais recente deste blog e desculpe-nos pela demora.

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