O presidente do Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural envia a todos os amigos e colaboradores uma mensagem especial, sobre a atividade coletiva que converteu a adversidade em sucesso e coroou os trabalhos de 2013, e anuncia o Centenário de Estrada de Ferro Perus-Pirapora.
O temporal que atingiu São Paulo
e Caieiras na noite de quinta-feira, dia 05 de dezembro, com ventos de mais de
90 km/h e chuva intensa durante mais de 1 hora, provocando queda de árvores e
assoreamento da via permanente (linha férrea) trouxe novidades para os
Amigos(as) da Estrada de Ferro Perus Pirapora.
Por conta da intempérie repentina
de primavera, já às portas do verão, a operação de visitação no Eco-museu da
EFPP, prevista para o dia 07/12, cedeu espaço a uma nova modalidade de
atividade para os Amigos da EFPP: o Eco-mutirão de conservação da ferrovia,
para garantir a segurança e o conforto dos visitantes durante os futuros
passeios/visitação.
O convite para a atividade foi
feito via Facebook e Blog (www.efperuspirapora.blogspot.com.br), e acabou
somando a participação de visitantes ilustres e com muita disposição que vieram
para o passeio e apesar da chateação inicial de saber, no local, da suspensão
repentina da operação do trem a vapor, não se renderam à frustração. Pelo contrário,
arregaçaram as mangas e deram grande ajuda no desassoreamento e reconstrução da
plataforma da Estação Mineral (PN), como foi o caso do seu Jorge Franco Daniela
e seu filho Ricardo Silva Daniela, que muito nos motivaram com suas idéias.
Prometeram retornar em janeiro com reforços ferroviários. Além disso, seu Jorge
já anunciou que para o próximo mutirão, o fogão a lenha é dele. É só trazer a
costela gaúcha (tem que ser gaúcha) que a bóia do mutirão será das boas. O
recado tá dado...
Nelson Camargo, o associado e
diretor mais antigo do IFPPC, não perde um trem da PP. Lá estava ele, como
sempre, operando a Locomotiva diesel Thor. Os Guidinis (Jair/pai e Leandro/filho),
nossos maquinistas, foguistas, chefes de trem e colaboradores de plantão,
também marcaram presença. Verificaram a situação da velha senhora locomotiva nº
2 (tatuzinho), dando seu ok, e ajudaram nos trabalhos de recuperação da Estação
Mineral. Nem os bikers do pedaço escaparam. Sob a liderança do associado Antonio
Carlos, o coringa da EFPP, os ciclistas Fabio Luiz e João Batista Michelino
deram sua colaboração, animando os demais.
Edson Lança e seu filho Pedro Henrique
capricharam no trole-de-linha Tubarão, pondo o motor no ponto e deixando-o
na linha, pronto para o que der e vier. Valeu, Edson e Pedrinho. Estamos
contando com vocês.
O presidente, Bonfilio Alves e
sua namorada Rosangela Cassalho Rodrigues, juntamente com o seu Odair e os
colaboradores do IFPPC, Ailton e Lampião, chegaram cedo e logo estavam com
picareta e enxada na mão. Mais tarde Rosangela tocava o sino, chamando todos
para degustarem um delicioso macarrão com lingüiça lá de Bragança. Também não
faltou pão, lá da Padaria do nosso amigo Paraná.
Também registramos a visita
ilustre do sr. Lincoln Scorsoni Pessoa, decano do bairro de Perus, que veio
defender a necessidade de apoio empresarial ao projeto de revitalização. Ano
que vem a Ferrovia fará 100 anos e busca desde já investidores para deixar os
bastidores do tombamento para fazer uma nova história.
Mais tarde a locomotiva Thor “abriu
o bico”, acabando quase rebocada pelo trole de linha Tubarão e mais quatro “motores”
movidos a macarrão. Dessa não escapou nem o presidente, pois o temporal lançou
galhos e folhas nos aquedutos da PP que, entupidos, ficaram sem água e
deixaram a locomotiva 2 com sede e sem
vapor, sem poder socorrer a Thor. O trem foi doido... no final, todos saímos
bem e ainda no lucro, com muitas calorias a menos.
Amigos(as) da EFPP: em 2014,
vamos manter ao menos um mutirão por mês e muito nos honrará a vossa presença e
participação, mas também vamos seguir o conselho do sr. Lincoln, e buscar
aqueles que também desejam fazer uma nova história de sucesso com a Estrada de
Ferro Perus Pirapora, que fundou uma cidade (Cajamar) e construiu, com o
cimento das rochas calcárias que transportou, uma Capital (Brasília).
Entre em contato direto com o
Presidente do IFPPC/EFPP e descubra como você pode ajudar: bonfilio@uol.com.br . Seja um associado
colaborador.
Obrigado a todos(as) amigos(as)
que nos apoiaram e caminharam conosco em 2013, especialmente a Diretoria do
IFPPC, seus associados e colaboradores. Perdoem-nos pelas nossas falhas, mas
tenham certeza que estamos aprendendo a acertar mais do que falhar.
Para todos(as), um Feliz Natal e
um próspero 2014, ano do Centenário da Estrada
de Ferro Perus-Pirapora.
Após remover dezenas de grandes galhos caídos ao longo da linha férrea, o trem de lastro composto da locomotiva Thor e de duas vagonetas chega próximo à estação Mineral, onde a enxurrada havia coberto os trilhos com areia e detritos. O pessoal começou a trabalhar imediatamente, liberando a via.
Uma vez removida a areia, começou o reparo do estribo de embarque, que também havia sido danificado.
Os dormentes de contenção do estribo foram refixados, alinhados, ...
... e a plataforma ficou novamente em ordem para os próximos passeios de trem na Perus-Pirapora.
Na hora de recolher, a locomotiva Thor apresentou problemas, mas os voluntários do IFPPC não perderam a oportunidade de demonstrar mais uma vez o seu entusiasmo: já que as locomotivas a vapor ainda não podiam operar devido ao entupimento do sistema de abastecimento de água, simplesmente empurraram-na no trajeto de volta ao pátio do Corredor.
ESTEJA CONOSCO EM 2014, O ANO DO CENTENÁRIO DA PERUS-PIRAPORA.
ESTAMOS LHE AGUARDANDO!
Quero muito participar de todos os momentos junto à vocês nesse ano de muita empreitada!
ResponderExcluirSeja bem-vindo, Marcelo. O IFPPC é aberto a todos os interessados em contribuir como seu trabalho voluntário, ou simplesmente em nos fazer uma visita.
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ResponderExcluirRemover o comentário é muito mais fácil né...
ResponderExcluirAlberto, o mais fácil de tudo é criticar. Difícil mesmo é ir colaborar, trabalhar duro na ferrovia por idealismo, ao invés de só postar comentários. Aceite o desafio, apareça e ajude.
ExcluirHá alguma data prevista para os passeios de trem na Perus-Pirapora ?
ResponderExcluirSim. Por favor verifique o calendário de operações na postagem mais recente deste blog e desculpe-nos pela demora.
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