domingo, 15 de setembro de 2013

ATIVIDADES E NOVIDADES NA PERUS-PIRAPORA: EXPOSIÇÃO, OPERAÇÕES, MODELISMO E A VOLTA DO TUBARÃO

Nas últimas duas semanas várias atividades e novidades ocorreram na Estrada de Ferro Perus-Pirapora. Veja aqui algumas delas.

NOVIDADE 1: a primeira novidade é uma alteração na operação do trem da Perus-Pirapora. Os horários e calendário serão mantidos, porém temporariamente o trem terá tração diesel e não a vapor, pois a vegetação da região está extremamente ressecada pela estiagem, e as fagulhas e brasas emitidas pela locomotiva a vapor poderia causar incêndios. Obviamente o IFPPC, que colabora efetivamente na preservação da natureza, não deseja causar nenhum risco à cobertura vegetal. Tão logo ocorram chuvas e a vegetação se recupere, a operação a vapor será retomada.

NOVIDADE 2: esta é uma novidade realmente importante, pois melhora a qualificação da visita à Perus-Pirapora. Trata-se se uma exposição didática, elaborada com uma excelente pesquisa, conteúdo e design, que foi doada pela Natura Cosméticos ao IFPPC. É especialmente interessante para grupos de estudantes e interessados em geral nos aspectos da história desta ferrovia, da indústria do cimento e e do desenvolvimento da região.  Vale a pena ver! 


Os painéis são inspirados no próprios trem da Perus-Pirapora, e estão provisoriamente expostos no play-ground. Logo mais serão fixados em pedestais, num local especialmente preparado, mas a colocação atual também é muito agradável e facilita a leitura.









O conteúdo foi cuidadosamente pesquisado, e consiste em textos instrutivos e fotografias históricas, que explicam e contextualizam a importância da Perus-Pirapora na história de São Paulo e do Brasil. A leitura é fácil, e as fotos são muito ilustrativas.









A reação do público visitante é excelente: todos se detêm lendo e, claro, tirando uma fotografia de lembrança.











NOVIDADE 3: há exatamente um mês noticiamos que o trole "Tubarão" foi retirado de operação para uma reforma. Os associados Luiz Simões e Isaias Angico trabalharam duro, foram muito eficientes, e no dia 14 o Tubarão voltou à sua morada, ou seja, aos trilhos da Perus-Pirapora. Veja a diferença nas fotos abaixo.


O Tubarão voltou com o chassis completamente reestruturado, motor revisado, novo piso e um macaco fixo para facilitar a reversão. Compare o novo aspecto dele com as fotos de um mês atrás!











O novo piso metálico, além de dar maior segurança e conforto aos usuários que o antigo assoalho de madeira, resistirá melhor ao trabalho e à intempérie.











Visto pelo lado direito, nota-se um detalhe que não existia antes ....













... que em nada atrapalha mas faz toda a diferença para o operador do trole: a manivela do macaco que permite a uma pessoa sozinha girar o trole sobre si mesmo e inverter o sentido de tráfego. Após fazer isto, a manivela é retirada e colocada num apoio apropriado.









Escondido sob o piso, o macaco fica no centro do trole e permite elevá-lo rapidamente, sem nenhum esforço.

















Uma eficiente proteção evita acidentes, sol e chuva nas correias de transmissão, que também foram substituídas. Assim o pequeno herói volta à ativa!










NOVIDADE 4: Alguns associados realizaram um trabalho digno de nota. O pátio de Corredor, onde se localiza o núcleo operacional do IFPPC, está com todas as linhas praticamente lotadas por mais de 60 veículos históricos que foram resgatados e levados para este local. Como cada metro de linha livre é importante, estes associados decidiram acomodar melhor os veículos estacionados na linha no. 1 e, sem possibilidades de fazer esta manobra com a locomotiva, movimentaram os veículos usando um Trifor. Foi um grande esforço, mas valeu a pena. Veja abaixo.


A locomotiva 14 e o seu tender estavam muito distantes do veículo atrás deles, e as dezenas de metros desperdiçados faziam falta. Depois da manobra, as gôndolas que obstruíam a linha no. 2 foram colocadas neste local.










O Trifor posicionado e o cabo de aço já engatado no tender, que foi puxado primeiro.













Nelson Camargo mais uma vez deu um grande exemplo. Mesmo sendo o associado mais idoso, mostrou-se incansável no trabalho na Perus-Pirapora, acionando o Trifor.











A locomotiva 14 já reposicionada. Depois dela ainda foram movimentados 2 vagões e a locomotiva 1. Depois as pesadíssimas gôndolas carregadas e 2 vagões foram deslocados para a linha no. 1. O esforço valeu a pena, pois a linha no. 2 ficou desobstruída e a operação será muito facilitada.







NOVIDADE 5: os modelistas que atuam no núcleo de ferromodelismo continuam aprimorando a maquete, trabalhando no acerto e detalhes da paisagem. O associado Alex Gaudio Rodrigues está aperfeiçoando mais um modelo que reproduz um veículo da Perus-Pirapora. Após fazer a locomotiva Thor, algumas gôndolas e um carro de passageiros, Alex agora está trabalhando no veículo mais original da ferrovia: a automotriz Ford. Veja algumas fotos abaixo.


O modelo de Alex exposto na maquete, com o empedramento feito pelos ativos membros do núcleo de ferromodelismo. Este modelo ainda está em estudos e testes, mas já mostra grande semelhança com o original.












Uma foto da automotriz quando ainda estava em uso na Perus-Pirapora. A maior dificuldade para reproduzí-la é o seu estado atual, pois encontra-se muito deteriorada pelas décadas de abandono em Cajamar, antes de ser resgatada e trazida ao pátio de Corredor. 







Enquanto a automotriz original não for restaurada, o modelo já dará uma boa idéia deste excepcional produto da inventividade e capacidade dos antigos ferroviários, na busca de soluções para os desafios  da ferrovia.









VENHA VER ESTAS E OUTRAS NOVIDADES NA PERUS-PIRAPORA. 

JUNTE-SE A NÓS E AJUDE A INOVAR AINDA MAIS!!!

9 comentários:

  1. Julio e amigos:
    Excelente o trabalho que está sendo feito na EFPP...parabéns a todos, vocês são um exemplo de dedicação e força de vontade.
    Nilson Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as palavras do Nilson (me "empresta", Nílson ?). Infelizmente, estou com dificuldade para colaborar como gostaria, mas tão logo as coisas melhorem, voltarei. Inté !

    ResponderExcluir
  3. Ah, e antes que me esqueça: Alex, você é "O CARA" !!!!!!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo trabalho!

    Kelly Pq Anhanguera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, Kelly. O teu apoio e amizade são mais importantes do que você imagina!

      Excluir
  5. Nilson e Zeca mais uma vez obrigado por suas palavras e ao incentivo que vocês transmitem a todos os associados do Instituto !!!

    Alex Gaudio

    ResponderExcluir
  6. Nobres do Reino EFPP,
    Magniphico modelo essa automotriz ford em escala 1:87 !!!
    Saudações Imperiais,
    MPh

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelentíssimo senhor Marquês do Phunicular, estamos desvanecidos com vosso sublime elogio!

      Excluir
  7. Parabéns! Conte conosco para a divulgação!

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.