quarta-feira, 14 de agosto de 2013

A ALEGRIA DAS CRIANÇAS E O DESCANSO DO HERÓI

O sábado passado, dia 10 de agosto, foi cheio de alegrias para os visitantes e para os voluntários do IFPPC. 

Logo cedo chegaram dois grupos de visitantes, e eram tantos que foi necessário o trem fazer uma viagem extra para trazer todos ao pátio do Corredor. Um grupo de adultos explorou o acervo e apreciou a natureza ao redor, enquanto um grupo de escolares observava tudo ao redor, perguntando, aprendendo e se divertindo.


Os alegres estudantes chegam ao Corredor, para uma aventura num ambiente desconhecido e encantador. Quem diz que aprendizado e alegria não andam juntos?










Enquanto isto, o voluntários do IFPPC trabalhavam, fazendo manutenção da via permanente, limpando o pátio e inspecionando a linha. No final, um evento que veio a calhar: o nosso trole de linha "Tubarão", fabricado há décadas pelos antigos ferroviários da Perus-Pirapora, quebrou e finalmente foi embarcado para uma oficina e para merecidos consertos e reparos. 

Mas, antes de contar o evento do dia, vale apresentar este herói da Perus-Pirapora: 


Ninguém sabe a idade dele, mas nos velhos tempos do transporte de calcário para a fábrica de cimento, ele já trabalhava pesado com os ferroviários. (foto autor desconhecido)







Quando o IFPPC começou o resgate da Perus-Pirapora, ele foi o primeiro veículo a circular novamente nos velhos trilhos. Como sempre, a primeira tarefa já era árdua: rebocar vagonetas de terra retirada dos desabamentos pelos primeiros voluntários. (foto Vagner Costa)






Depois disso, durante vários anos foi o único a levar os visitantes para um passeio pela ferrovia, ...  (foto autor desconhecido)












... também carregou muita pedra para o reparo da linha férrea, ...













... empurrou vagoneta de pulverização... enfim, não houve serviço que o pequeno Tubarão não fizesse, contando apenas com a força do seu motorzinho de bomba d'água.











Finalmente, durante toda a manhã deste sábado o Tubarão trabalhou como sempre, sem reclamar. Aqui, ele havia acabado de chegar com uma carga de lenha para a locomotiva. O condutor dele, muito tímido, pediu para não ser fotografado...










Logo em seguida o pequeno herói saiu de novo, com uma turma que foi inspecionar a linha, bem menos tímida...












Pouco mais tarde, voltou bem danificado, mas ainda rodando, orgulhoso: uma alavanca de ferro caíra e prendera num dormente, arrancando a haste da frente dele. Os voluntários aproveitaram a oportunidade e, ao invés de fazer apenas um conserto, decidiram reformá-lo completamente.







Todo mundo junto, e lá se vai ele para cima do caminhão.













Olhando melhor, vêem-se os sinais de muitas batalhas. 













Nosso colega Luiz tem a honra de levá-lo para a sua oficina, onde o valente trolinho receberá uma merecida reforma, com o carinho e cuidado que dedicamos aos verdadeiros amigos.

Até breve, amigão!



5 comentários:

  1. Muito bom! Continuem este trabalho e conte sempre com o Pirituba Net!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. O nosso modesto trabalho é feito por alguns voluntários e o apoio de amigos como o Pirituba Net e tantos outros, que colaboram divulgando a Perus-Pirapora. Todos são bem-vindos a este círculo de cooperação!

      Excluir
  2. Prezados amigos:
    Sei que a luta é dura e a mão de obra voluntária, escassa. Mas o negocio é ir em frente...avante!
    Nilson

    ResponderExcluir
  3. Olá amigos da EFPP, participei do passeio dia 18/08/13, sou o rapaz de Guarulhos que estava junto a esposa, conforme prometi todos os videos que fiz eu postei no youtube, em português e inglês, pra ajudar a divulgar a ferrovia, por favor, acessem os videos e dá um joinha lá:

    Video 1: http://www.youtube.com/watch?v=gLVBJJ2CXyQ
    Video 2: http://www.youtube.com/watch?v=36rl5m7DDdo
    Video 3: http://www.youtube.com/watch?v=tpZx_YBXpx0
    Video 4: http://www.youtube.com/watch?v=15QnTKBQjLE
    Video 5: http://www.youtube.com/watch?v=mlcD8Hzn0yg
    Video 6: http://www.youtube.com/watch?v=A_uXO3YlGLg
    Video 7: http://www.youtube.com/watch?v=hUvfRQ5oYB8

    Pessoal, eu não tenho facebook, porfavor, quem tiver facebook ai divulga os videos acima da EFPP porfavor.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro amigo, nós do IFPPC agradecemos muito a tua colaboração. Esta divulgação no Youtube é mais importante do que você imagina! Um abraço, e volte sempre.

      Excluir

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.