domingo, 14 de julho de 2013

CÉU AZUL, LOCOMOTIVA DIESEL E ALMOÇO CAIPIRA!

Neste domingo, 14 de julho, os visitantes da Perus-Pirapora tiveram uma nova experiência: ao invés da tradicional maria-fumaça, quem tracionou o trem foi uma locomotiva diesel.

Mas a locomotiva diesel da Perus-Pirapora é muito especial: a velha Diema DS24, fabricada na Alemanha em 1939, é a locomotiva diesel mais antiga em funcionamento no Brasil. Normalmente é usada somente para serviços internos da ferrovia, como trabalhos de manutenção da via, manobras no pátio ou para trazer lenha para as locomotivas a vapor.

Embora tenha sido restaurada há 3 anos atrás para operar também trens de passageiros, o IFPPC tinha dúvidas quanto à sua aceitação pelos visitantes, e há muito tempo pretendia experimentá-la neste serviço. Hoje, como não foi possível operar a locomotiva número 8, que requer um delicado ajuste da distribuição, e nem a 2, que está sendo reparada, esta experiência finalmente foi feita.

Para nossa surpresa, os visitantes não só não reclamaram da falta das "vaporosas", como elogiaram e se interessaram pela máquina, que foi batizada como "Thor" em homenagem ao associado que insistiu na sua recuperação, fez os estudos técnicos e especificou o novo motor.

Veja abaixo algumas fotos deste dia de alegria e lazer.


O trabalho começou bem cedo, com a limpeza geral do pátio de Corredor, onde está o atual núcleo operacional da Estrada de Ferro. Até as vias foram varridas...










... e a área destinada aos visitantes recebeu nova camada de pedrisco.












O pátio, que recentemente foi terraplenado, fica com aspecto cada vez melhor, à espera dos visitantes.











No quiosque, tudo é cuidadosamente limpo e as mesas são postas, ...












... enquanto Eliana, a nossa cozinheira caipira, prepara o almoço no fogão a lenha com o auxílio de uma ajudante voluntária.











Não muito distante, o associado Angico faz o reparo mecânico da locomotiva no. 2.












O trem  das 10:30 chega pontualmente no horário previsto, ...













... com dois carros lotados de visitantes ...













... que se espalham pela área de visitação. Os associados do IFPPC, aliviados, ouvem muitos comentários positivos sobre as mudanças no pátio e a locomotiva "Thor".










Concentrado na sua tarefa, Angico continua o reparo da locomotiva 2, assistido por Jair e Antônio Gomes. Vários visitantes se aproximam, curiosos, e aprendem algo sobre as locomotivas a vapor e a sua manutenção.









Mais tarde a "Thor" chega novamente, com o trem das 12:30 trazendo outros visitantes ... 












... que além do belo passeio e do lindo dia de céu azul terão algo muito saboroso para apreciar!
SE VOCÊ GOSTARIA DE PASSAR UM DOMINGO ASSIM, ANOTE: NOS DIAS 10 E 11 DE AGOSTO A ESTRADA DE FERRO PERUS-PIRAPORA ESTARÁ NOVAMENTE ABERTA AOS VELHOS E NOVOS AMIGOS, DESTA VEZ COM VÁRIAS NOVIDADES

PROGRAME A SUA VISITA DESDE JÁ! E SE QUISER CONHECER MELHOR O NOSSO TRABALHO OU MESMO FAZER PARTE DO NOSSO GRUPO, FALE CONOSCO PELO TELEFONE (11) 2885-2837 OU PELO EMAIL peruspirapora@yahoo.com.br

Um comentário:

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.