domingo, 5 de maio de 2013

PARTICIPE DO DIA INTERNACIONAL DOS MUSEUS NA PERUS-PIRAPORA!


A Estrada de Ferro Perus-Pirapora é participante oficial da 11a. SEMANA DE MUSEUS, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus - IBRAM - do Ministério da Cultura, em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, instituído pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) e celebrado em todo o mundo no dia 18 de maio.

O tema deste ano é "Memória + Criatividade = Mudança Social". Este tema vem perfeitamente de encontro à proposta museológica da EFPP, que essencialmente se baseia na preservação histórica em integração com o meio ambiente e a comunidade, conforme o moderno conceito de Ecomuseu.

A evolução dos trabalhos na EFPP finalmente permite que o IFPPC comece a preparar a organização do seu acervo segundo critérios e procedimentos museológicos. Como acreditamos que a memória social deve ser preservada e zelada por toda a comunidade, a exposição que marcará esta data será baseada na livre participação de qualquer pessoa interessada.

Assim, a primeira exposição comemorativa da Semana de Museus na Perus-Pirapora será montada pelos participantes que quiserem comparecer, trazendo qualquer tipo de objeto relacionado à memória da ferrovia, da indústria cimenteira e da região. Desta forma será construída uma exposição a partir da participação popular, integrando a tradição histórica guardada pela população e os registros históricos explorados pelos estudiosos. 

Nos próximos dias 18 e 19 de maio (sábado/domingo) qualquer pessoa interessada em expor algo ou apenas ver e comemorar a data poderá tomar o trem da EFPP, que circulará durante todo o dia, conduzindo os participantes ao local da exposição.

VENHA E TRAGA SEUS AMIGOS E FAMILIARES!



Traga qualquer tipo de objeto: fotografias, documentos, roupas, ferramentas, peças de trens, aparelhos de tráfego, miniaturas antigas ou modernas, e qualquer coisa que no seu entender reporte a história e a memória guardada por você, seus familiares e amigos. Também vale trazer histórias de depoimentos, seus e de outras pessoas que queiram contá-los.

A confirmação de comparecimento não é obrigatória, basta ir à EFPP nestes dias e participar. Mas poderemos dar-lhe maior assistência, se você confirmar a sua participação e enumerar os objetos que levará, pelo email: juliodiasdemoraes@gmail.com

Baixe o catálogo oficial da 11a. Semana Internacional dos Museus no link:



2 comentários:

  1. Parabéns ao IFPPC por esta participação oficial na Semana de Museus, vou reservar o domingo para comparecer, e nesta semana vou separar algum material referente à Perus ou à Perus-Pirapora para levar, seria muito bom se essa ideia de cada um levar seus objetos históricos sobre o bairro fosse bem divulgada principalmente em Perus, acho que o pessoal da BIJ e do CEU podem ajudar, eles devem entrar nesse movimento. Inté !

    ResponderExcluir
  2. Zeca, obrigado pelo seu comentário sempre muito cooperativo! A nossa intenção realmente é ampliar o trabalho de preservação da memória a toda a região, e a participação ativa da comunidade é essencial. Agradecemos desde já a todos que repassarem e divulgarem o evento programado para os dias 18 e 19.

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.