sexta-feira, 31 de maio de 2013

NOVO CALENDÁRIO DE OPERAÇÕES DA PERUS-PIRAPORA

A partir do dia 2 de junho os trens da Estrada de Ferro Perus-Pirapora passarão a circular em datas específicas, conforme o calendário abaixo. 

Esta modificação otimizará o aproveitamento das operações ferroviárias, melhorará a conservação do patrimônio da EFPP e usará melhor o esforço dos voluntários do IFPPC. Assim, serão evitadas operações com baixo comparecimento de público, mas que implicam no mesmo desgaste de material rodante, mão de obra e recursos financeiros das operações usufruídas por muita gente e que contribuem para a captação de recursos.

Também sobrará mais tempo para os voluntários do IFPPC se dedicarem à conservação e restauro de veículos, via permanente, construção de instalações e outras atividades necessárias à preservação da ferrovia e implementação das condições de recepção ao público.

Desta forma ainda serão facilitadas as operações fretadas e os eventos pré-agendados, mas os visitantes espontâneos não deixarão de ser atendidos em um fim de semana mensal dedicado só a eles, com melhor qualidade de atendimento.

No mês de junho ainda haverá trens circulando em dois domingos, para permitir a transição ao novo sistema. A partir de julho eles circularão preferentemente no meio do mês, e em datas coincidentes com festas tradicionais da região.

Também o horário das partidas foi otimizado, para coincidir melhor com o horário do almoço comercializado no nosso quiosque nestes dias.

Veja o calendário abaixo e programe a sua visita ou o seu trabalho voluntário. Seja bem-vindo!

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10 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

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    1. Vou comentar nesta postagem removida, mas como eu posso fazê-lo?!
      Simples, pq eu vi antes do "administrador" remover. O que deixa claro o incomodo sentido pela pessoa que está a frente de tudo isso, é a VERDADE INCOMODA bastante.
      Mas vamos lá!
      Eu, não discordo de uma vírgula sequer do que estava escrito no post removido.

      Se a EFPP não tem o público aguardado pela administração a culpa é da mesma, pois a FALTA de divulgação desse trabalho lindo não é feita da forma que deveria.
      Vocês, querem privar a sociedade de conhecer os patrimônios que existe em sua cidade. E sim, vocês estão com uma mina de ouro, porém ainda estão procurando carvão!
      Se a pessoa que está a frente de tudo isso, não se acha mais capaz fisica e mentalmente para continuar com um trabalho de (tão bem frizado) "25 anos" de dedicação. Deveria dar espaço pra outras pessoas que com certeza dispusera de seus afazeres para cuidar do espaço. Até por que acho que ninguém faz um trabalho VOLUNTÁRIO obrigado por ninguém, não é?!

      Bom, sei que em alguns instantes esse Post também será removido, pois como eu disse e repito a VERDADE incomoda e muito!
      E viva o "Capetalismo"!

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    2. Prezada Marina: não há motivo para remover o teu comentário, porque está inteligível para qualquer leitor. Responderemos ponto a ponto.

      Quanto ao comentário removido acima, solicitamos na nossa resposta (que está mais abaixo) que a autora o refizesse de forma mais compreensível a todos, ou seja, compartilhando até mais democraticamente as suas propostas. Estamos aguardando.

      Ficamos felizes pelo teu elogio ao nosso "trabalho lindo", ainda que na tua opinião seja mal divulgado. Quanto a esta deficiência de divulgação, por um lado não há como divulgar e conseguir grande afluência, se a ferrovia ainda não está em condições de comportá-la. Significaria expor visitantes e patrimônio a grandes riscos. Por outro lado, se todas as pessoas que criticam o IFPPC pelas suas deficiências - e a falha na divulgação é apenas uma delas - ajudassem a corrigí-las, decerto a recuperação da EFPP estaria em um estágio muito mais avançado. Fica o convite a você e qualquer outra pessoa, com o aviso de que não se trabalha para ela somente nos fins de semana, mas sim a semana toda, em casa, no escritório, repartições públicas, oficinas, etc. Prepare-se, pois é muito cansativo e nem sempre bem compreendido.

      Quanto à expressão "mina de ouro", se o eventual valor financeiro da EFPP importasse aos dirigentes do IFPPC, eles já teriam feito outro tipo de proposta aos proprietários da ferrovia, com foco comercial/capitalista e não com foco cultural. Minas de ouro não interessam ao IFPPC, apenas patrimônio cultural para uso público com qualidade.

      Finalmente, quanto a uma pessoa supostamente à frente disto tudo, somos um grupo e assim permaneceremos. E embora não o frise, o IFPPC tem apenas 13 anos, não 25.

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  2. Nelli, por favor queira expor tuas propostas de forma mais facilmente compreensível para os nossos leitores. Toda colaboração será bem-vinda, inclusive no sustento dos custos operacionais deficitários da ferrovia.

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  3. Prezado Julio

    Você e sua equipe não devem se preocupar com comentários de pessoas que não os conhecem e muito menos de pessoas que os conhecem, "os estranhos" são bem vindos com criticas educadas ou não, não conhecem os esforços, os prejuízos e os deveres de cada um dessa equipe, que deixam muitas vezes o convívio da família para atender e responder ao publico. "Os estranhos" são pessoas que perambulam pela vida sem objetivos e sofrem com quem tem a audácia de pelo menos fazer alguma coisa para o bem comum, mas aprendem se forem autocríticos. Já os que vos conhece e sabem o esforço que fazem para melhorar a EFPP são no minimo uns delatores sem principio, não aceitam decisões e não querem saber porque foram tomadas, costumam olhar para o próprio umbigo, sem conhecerem as causas, os efeitos, e os deveres de cada, um, se acham no minimo donos da verdade.

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    1. Caro amigo anônimo: todos os comentários nos interessam, sim, pois de alguma forma refletem alguma imagem que estamos passando. Preocupar-nos-emos, se de fato apontarem algo importante que tenha nos escapado. Dependendo da intenção que tenham, as pessoas que se dão ao trabalho de nos escrever acabarão por nos ajudar, ou ajudar a EFPP. Como disse nas respostas aos dois comentários acima, aguardamos a contribuição positiva destas pessoas que tanto se preocupam com a EFPP.

      Obrigado pela sua sincera preocupação e apoio!

      A tua amiga Estrada de Ferro Perus-Pirapora mandou um abraço.

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  4. Oi anonimo, o anonimato não diz absulutamente N A D A, quer se manifestar defendendo ou criticando mostre-se

    Jair Guidini
    Sp 03/06/13

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  5. Manter a operação de um trem turístico não é trabalho fácil, tenho certeza que a decisão foi tomada como forma de melhor aproveitar os recursos disponíveis atualmente e otimizar a operação da ferrovia.

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    1. Realmente, este foi um dos focos desta decisão. Pela avaliação da diretoria do IFPPC, o custo-benefício da operação, tal como estava, não justificava a sua manutenção. De resto, experimentos podem e devem ser feitos. A operação fora instituída com em caráter experimental há cerca de ano e meio, e já mostrara os seus resultados, de todo insatisfatórios tanto para apoiar a sustentabilidade da ferrovia como para outro foco da decisão, que é a prioridade à preservação do patrimônio.

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    2. Exato, a operação tem que ser otimizada de acordo com o que o local oferece. Os horários dos nossos trens aqui no Sul de Minas foram sendo ajustados ao longo dos anos de acordo com a demanda e de forma a melhor atender o turista.

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