segunda-feira, 25 de março de 2013

TRADIÇÃO DA PERUS-PIRAPORA MOSTRA O SEU VALOR!


Neste dia 24 de março, uma equipe de apenas quatro voluntários do IFPPC efetuou um trabalho da maior importância, com pleno êxito, valendo-se de um conhecimento tradicional dos antigos ferroviários da Perus-Pirapora.

No dia 10 de março a locomotiva no. 2 havia sofrido um sério descarrilamento, ficando atravessada diagonalmente na entrada do pátio de Corredor, impossibilitada de movimentar-se e impedindo a operação ferroviária de todos os domingos.

Já no dia 16 uma equipe havia iniciado o trabalho, levantando e aprumando a locomotiva. Como a Perus-Pirapora não tem um guincho capaz de erguer as 19 toneladas da locomotiva, o serviço teria de ser feito com  macacos e encarriladores, prevendo-se muitos tempo de trabalho dos voluntários do IFPPC para deslocar a locomotiva lateralmente até colocá-la sobre a linha. No fim de semana seguinte foi impossível continuar, devido às fortes chuvas que caíram.

Ontem, porém, a equipe composta de Nelson Camargo, Antônio Carlos de Souza, Antônio Carlos Gomes e Lúcio resolveu a situação em menos de um dia de trabalho, apenas com equipamentos manuais, encarrilhando 3 dos quatro rodeiros, faltando apenas o último rodeiro. O trabalho só não foi concluído por ter anoitecido, mas será terminado em breve, permitindo a retomada das operações normais no domingo dia 31.

Antônio Gomes dá uma breve descrição da técnica usada: "Com o Sr. Nelson tomamos uma linha de trabalho um pouco diferente do que estava sendo executado; soltamos o truck traseiro sobre calços e pedaços de trilhos, levantamos a dianteira até que as rodas do truque ficassem acima do trilho, com o tirfor fixado ao solo puxamos lateralmente a máquina e conseguimos recolocar o truque no trilho. A partir daí foi muita paciência e trabalho duro. O Sr. Nelson lembrou que existiam uns dispositivos para encarrilhar a máquina, o restante foi calço de madeira, pedaços de trilhos e o tirfor na dianteira da máquina, fazendo a máquina deslizar para os trilhos roda a roda. Como estava atravessada nos trilhos, foram necessárias várias manobras para que a máquina ficasse alinhada com elesO sr. Nelson pode acrescentar mais algum detalhe que passou despercebido".

Nelson Camargo, o líder da equipe, conta que usou um segredo aprendido com seu avô e seu tio, ambos antigos ferroviários da Perus-Pirapora: "quando uma locomotiva descarrila, as primeiras rodas que devem entrar novamente na linha são as rodas-guia, empurrando a locomotiva para diante ou para trás. Só depois se encarrila as rodas motrizes. Não sei se isso era somente a experiência deles ou se era uma regra".

E realmente a velha técnica da ferrovia funcionou perfeitamente, graças ao esforço e disciplina da equipe. Nelson conta que o outro segredo foi o trabalho de equipe e, modesto,   credita o êxito aos  colegas: "todos nós fomos à luta; eles foram os que mais se sacrificaram, a ponto de não conseguirem mais levantar o peso de uma marreta. Se alguém merece um parabéns bem grande são eles".

A seguir, algumas fotos do acidente e dos trabalhos de resgate.


















A locomotiva descarrilada. O acidente aconteceu devido a uma brincadeira de  uma pessoa alheia ao IFPPC, que acionou a chave do desvio indevidamente; a agulha do AMV (aparelho de mudança de via) ficou "jurada", isto é, posicionada no meio, sem dirigir o trem para nenhum dos lados. Ao passar ali, os dois primeiros rodeiros da locomotiva 2 entraram para a direita, e os outros dois para a esquerda. Só não houve maiores danos graças à baixa velocidade em que o trem entra no pátio.
















Outro ângulo da locomotiva descarrilada, ao  se iniciar o trabalho no dia 16 de março.





















Isaías Angico inicia a elevação da traseira da locomotiva, ...




















... que Jair e Leandro Guidini prosseguem, trabalhando com o macaco pesado.
















No dia 24, Nelson orienta Lúcio no posicionamento de um Trifor para iniciar o deslocamento lateral da máquina.
















Depois, Lúcio e Antônio Souza o colocam à frente da locomotiva, para levá-la para diante…



















… deixando-a bem mais alinhada, …
















… e lentamente colocando cada rodeiro no trilho com ajuda do encarrilador.

















No fim do dia, a natureza vem agradecer à ferrovia que tanto ajuda a preservá-la: algumas capivaras que vivem nas terras da ferrovia e do Parque Anhanguera visitam os cansados voluntários e lhes recordam as belezas do lugar!

A todos os voluntários do IFPPC que se esforçaram nesta operação, os cumprimentos e agradecimentos da diretoria. 

Certamente o êxito deste trabalho é notável, com um lado muito visível: o rápido retorno da locomotiva à operação.

Porém, há um lado menos visível e tão importante quanto ele: a preservação do know-how desenvolvido e transmitido informalmente pelos antigos ferroviários ao longo de gerações. 

E mais uma vez fica provada a necessidade da revitalização das antigas ferrovias, já que o uso é a  única forma realmente capaz de preservar o conhecimento.

4 comentários:

  1. Ótimo trabalho dos colaboradores do IFPPC. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Experiência e boa vontade são tudo: parabéns ao Nelson e esta equipe de voluntários pelo trabalho efetuado.
    Aqui em Jundiaí estou acostumado a realizar uma tarefa de descarrilamento sozinho: ergo a máquina com a mão esquerda até a altura dos olhos, com a direita alinho as rodas e abaixo a máquina lentamente até colocá-la nos trilhos. Tá .... tá .... HO é bem mais fácil. Inté !

    ResponderExcluir
  3. Parabéns a boa vontade dos que se fizeram presentes!!! Antes as pessoas se prontificassem em ajudar mais do que apenas aguardar resultado do trabalho dos outros. É fazer de coração!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, Nelli!!! Não é comum as pessoas se disporem a fazer trabalhos voluntários, pois ainda não é uma tradição na sociedade brasileira. Para exemplificar, o IFPPC tem cerca de 30 associados, dos quais uns 10 participam nos trabalhos voluntários. Há 2 semanas estive numa ferrovia muito parecida na Inglaterra, onde eles têm 400 associados, e cerca de 80 participam ativamente. Resultado, a ferrovia está impecável! Mas temos de procurar desenvolver o espírito associativo e o voluntariado, pois não adianta a sociedade ficar reclamando que os governos e outras entidades façam as coisas por ela. Há que mobilizar-se e pôr mãos à obra, por qualquer causa que pareça boa. Abraços, Julio Moraes.

      Excluir

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.