sábado, 29 de dezembro de 2012

PARCERIA IFPPC / APMF TRAZ MAIS UMA LOCOMOTIVA À EFPP

Inaugurando uma nova parceria, o Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural e a APMF - Associação de Preservação da Memória Ferroviária assinaram um convênio, estabelecendo uma ampla cooperação entre as duas entidades, com um objetivo comum: a preservação de material ferroviário histórico de bitola de 60 cm. Há muitos anos a APMF possui vários veículos deste padrão, que salvou do abandono e da destruição. Mas, por não dispor de uma linha férrea, nunca pode preservá-los como deseja, ou seja, em atividade dentro de um contexto apropriado, onde possam operar e ser apreciados pelo público numa situação real de trabalho. Constatando que possuem os mesmos propósitos e que as suas possibilidades se complementam, ambas entidades decidiram juntar esforços e trabalhar juntas. Os primeiros resultados foram a assinatura do convênio, no dia 17 de dezembro e, menos de dez dias depois, a entrega ao IFPPC de uma locomotiva diesel marca Schoema, da fabricação alemã, datada de 1956. 

A locomotiva Schoema, ainda no local onde permaneceu nos últimos anos. Quem conhece bem a locomotiva Diema "Thor" logo nota a semelhança das dimensões, do chassis e rodeiros, porém a mecânica interna da Schoema é bem mais moderna.

Esta raríssima locomotiva, além de ser uma nova atração para os visitantes da EFPP, também trará um importante reforço para a tração, fazendo par com a locomotiva diesel "Thor", que já opera na EFPP. A Schoema encontrava-se na antiga estação de Bento Quirino, da extinta Estrada de Ferro São Paulo-Minas, localizada em São Simão, SP, mas nunca pertenceu àquela ferrovia. O transporte foi feito pela empresa Remno Equipamentos e Máquinas Ltda., que tradicionalmente realiza as remoções rodoviárias pesadas para o IFPPC, sempre com impecável performance técnica. Mas, depois de uma viagem de quase 300 quilômetros, a locomotiva ainda não foi diretamente para a Perus-Pirapora, e sim para as oficinas de uma empresa especializada na recuperação de máquinas pesadas, localizada próxima à ferrovia. Lá ela será parcialmente desmontada e examinada, para que se possa elaborar um projeto para a sua restauração completa, visando deixá-la em condições operacionais. Com as especificações técnicas e orçamento em mãos, o IFPPC providenciará a restauração e posteriormente a colocará em uso na EFPP; o objetivo é concluir esta etapa ainda em 2013.

Os profissionais da Remno cuidadosamente posicionam o caminhão munck ao lado da locomotiva, e depois de preparar meticulosamente, iniciam o içamento.
Primeiramente o pequeno trecho de linha é colocado no caminhão, para que a locomotiva seja transportada com o apoio correto. Depois a máquina é içada e posicionada sobre os trilhos.











Finalmente a Schoema é fixada para a longa viagem rumo ao seu novo lar, com uma escala na oficina de onde sairá em condições operacionais.
Sempre disposto, Nelson Camargo acompanhou toda a operação  e fez a viagem como o responsável de parte do IFPPC, com o mesmo entusiasmo que fez dele um pioneiro  da preservação da EFPP.
Finalmente, à noite a Schoema chega às grandes oficinas de onde sairá diretamente para uma nova vida de trabalho nos trilhos da Estrada de Ferro Perus-Pirapora, coroando o primeiro empreendimento conjunto de duas entidades irmãs.

Que esta vitória seja apenas a primeira, dentre muitas que APMF e IFPPC conquistarão juntos!

6 comentários:

  1. Ela é meio "estranha" para os padrões antigos, para os modelos que gosto, mas tudo o que for feito para a preservação de importantes máquinas de nosso passado ferroviário é importante. Parabéns ao Instituto por mais essa iniciativa.

    ResponderExcluir
  2. Caro Zeca, realmente ela é bem diferente de tudo que sempre existiu na EFPP. Mas, além de por isso mesmo enriquecer a coleção, ela será muito útil nos trabalhos de operação da ferrovia. A "Thor" já tem demonstrado a utilidade de uma loco diesel, e esta vem assegurar a disponibilidade deste tipo de tração. Abcs, Julio.

    ResponderExcluir
  3. Muito bacana o blog, mas é uma pena que as atualização demorem quase três meses...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos a tua apreciação sobre o nosso blog, esperamos que ele continue a lhe agradar. Você tem razão quanto à demora em atualizá-lo, e merece uma explicação: somos poucos associados ativos no IFPPC, e com a aceleração das atividades que temos desenvolvido ultimamente, não tem sobrado tempo para atualizá-lo. Hoje ele receberá uma atualização, e esperamos poder nos dedicar um pouco mais a ele dentro em breve. Um abraço, e venha nos visitar.

      Excluir
  4. existe mais dela por ai? onde?

    quais outras máquinas que voces pretendem trazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem algumas outras locomotivas de bitola de 60 cm, normalmente em antigas fazendas que tinham sistemas ferroviários internos. Porém, não temos notícia da outra locomotiva deste modelo, e normalmente as que existem por ai se encontram em mau estado de conservação.

      Excluir

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.