quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O TREINAMENTO DE VOLUNTÁRIOS NA EFPP

Uma importante atividade do IFPPC, ainda pouco divulgada, é a formação de novos quadros para a operação da ferrovia. Embora a finalidade dela seja muito diferente dos velhos tempos, as prescrições técnicas são basicamente as mesmas, na verdade acrescidas de novas e mais modernas medidas de segurança.
Como os antigos ferroviários da EFPP já estão muito idosos ou faleceram, e a drástica redução da atividade ferroviária no Brasil desde os anos 1990 também reduziu muito a disponibilidade de pessoas preparadas, o IFPPC tem de preparar o seu próprio pessoal operacional.

Isto também atende a um dos objetivos fundamentais do IFPPC, que é preservar vivo o conhecimento técnico da operação de trens antigos, que sempre foi transmitido através da prática, pelo tradicional sistema de mestre e aprendiz. Ou seja, o novato trabalha e aprende com um profissional já experiente, vendo como se faz cada procedimento, entendendo os sistemas e truques para fazer o trem funcionar corretamente e com segurança. É algo que não se aprende em bancos escolares, e todos os prazos necessários para aprendizado são longos, para poder-se desenvolver todas as habilidades exigidas de um maquinista.

Seria impossível apresentar todos os que já colaboraram nas operações ferroviárias na Perus-Pirapora sob administração do IFPPC, mas esteja convidado a conhecer algumas pessoas da nossa equipe. 

Se esta atividade lhe interessar, contate o IFPPC ou procure um dos nossos voluntários na EFPP, aos domingos.

Nelson Camargo foi ferroviário na RFFSA durante alguns anos, servindo na antiga E. F. Santos-Jundiai. Mesmo após adotar outra profissão nunca perdeu o amor pelas ferrovias, e dedicou-se àquela que mais conheceu desde a infância: a Estrada de Ferro Perus-Pirapora, onde foi pioneiro da luta pela preservação. Desde as primeiras movimentações de trens promovidas pelo IFPPC e durante todo o período inicial das operações regulares, Nelson esteve sempre presente, trabalhando pesado. Até hoje está a postos sempre que preciso.


Durante o longo período de preparação da EFPP para o reinício de atividades, Márcio Cequini colaborou como maquinista e mecânico, trazendo a  experiência adquirida na Associação de Preservação Ferroviária de Atibaia – SP. É outro colega sempre a postos quando se faz necessário.

Leandro Guidini iniciou o seu aprendizado, ainda adolescente, com Marcos Moraes Barros, a quem ajudou nos primeiros reparos de material rodante da EFPP promovidos pelo IFPPC. Colaborou com a ABPF-Regional São Paulo, ingressou no IFPPC em 2004, e profissionalizou-se na FCA, onde certificou-se como maquinista e trabalhou regularmente no Trem da Vale, entre Ouro Preto e Mariana, e  no Trem Turístico de São João del Rey a Tiradentes. É o responsável pela condução das locomotivas desde o início das operações ferroviárias regulares da EFPP.

Bruno Scagliusi foi mais um caso de êxito profissional iniciado na EFPP: trabalhando  inicialmente com Leandro nas nossas pequenas locomotivas, trabalhou por anos na ALL e atualmente atua na África, onde é funcionário da Vale Moçambique, trabalhando na linha ferroviária do porto de Beira.



Outro aprendiz de Leandro foi o seu próprio pai, Jair Guidini, que começou como foguista e hoje é um maquinista competente. Quando não está na locomotiva, Jair é o chefe de trem.

O aprendiz seguinte foi Eduardo Perugini, que também começou como foguista e só agora, mais de um ano depois, começa a operar a locomotiva, ainda assistido por Leandro. 

Recentemente começou o seu estágio Amanda Lopes, a primeira mulher candidata a maquinista na EFPP. Na verdade Amanda não é novata em ferrovias, pois é ferroviária formada na Escola SENAI/MRS de Juiz de Fora – MG, onde se especializou como manobradora. Antes disso já havia participado da ABPF, onde foi monitora, guarda-freios e bilheteira, entre outras atividades. A sua presença na EFPP reflete o crescimento da participação feminina nas ferrovias, que está acabando com o velho machismo que imperava nelas.

9 comentários:

  1. Essa parte dos bastidores é vista por poucas pessoas, mas tão importante quanto preservar o material rodante é a preservação das técnicas e dos conhecimentos que tornam tudo isso possível.

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    1. Sim, você tem razão: não tem sentido preservar nenhum bem cultural material sem o seu respectivo conteúdo imaterial. No caso de bens culturais de natureza tecnológica, como esses velhos trens, o conteúdo é esse conhecimento de operação, manutenção, e todas as tradições que os ferroviários construíram. Obrigado pelo seu comentário.

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  2. Além do que disseram os amigos acima, é uma justa "homenagem" aos parceiros que, muitas vezes até contrariando os familiares, dedicam seu sagrado domingo ao trabalho na Perus-Pirapora. O Nelson e o Márcio são meus conhecidos desde o início dos anos 90, e com Nelson e Élcio passei incontáveis madrugadas na gráfica Clanel preparando o jornal PIUÍII e exposições ...... Parabéns ao pessoal dos "bastidores" ........ que na verdade são atores principais desse espetáculo ....

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    1. Caro Zeca, se não fosse o trabalho de vocês, pioneiros, os novos atores encontrariam o teatro fechado! Valeu!

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  3. Parabéns à todos! Infelizmente não consegui ir ainda aí, devido o trem aqui na ABPF, mas assim que possível irei conhecer. O Júlio Moraes (se eu não estiver enganado rsrs) é um antigo associado da ABPF do tempo de Jaguariúna nos idos da década de 80, conheci pessoalmente... abçs Julio! Os outros integrantes conheço alguns, sendo a Amanda a mais recente "voluntária" de locomotivas que conheci rsrs. Abçs.

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    1. Sim, Vanderlei, eu e outros do IFPPC já participamos da ABPF, e ainda me sinto feliz de ter podido ajudar um pouquinho. O melhor, porém, é ver que o exemplo frutificou e outras entidades semelhantes, como o nosso IFPPC, ampliam a missão começada em Jaguariuna há 35 anos atrás, e que virou um modelo a ser seguido. Abraços, Julio.

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  4. PARABENS A TODOS OS ENVOLVIDOS NESSE EMPREENDIMENTO, POIS UM PATRIMONIO DESSE TIPO JAMAIS DEVERIA SER DEPRECIADO, COM A AJUDA DE TODOS, ESTÁ VOLTANDO AO SEU DEVIDO LUGAR,O FATO DE MORAR LONGE DAI IMPEDE DE PARTICIPAR, MAS ACOMPANHO TODOS OS MOVIMENTOS DE SUA REATIVAÇÃO....PARABENS PESSOAL!!!!!!

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    1. A tua presença no blog, acompanhando e comentando, é uma participação muito importante para nós. E o teu incentivo também! Muito obrigado, venha nos visitar quando tiver oportunidade.

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  5. Parabéns pela preservação e manutenção da EFPP. Seria interessante vocês publicarem matérias técnicas sobre as locomotivas e quem sabe apostilas de cursos básicos sobre o funcionamento, manejo, etc. Espero, em breve, visitar a EFPP.

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