sexta-feira, 16 de novembro de 2012

MAIS OBRAS NA PERUS-PIRAPORA

O segundo semestre de 2012 está sendo marcado na EFPP por muitas iniciativas da maior importância, depois de uma necessária reorganização efetuada no primeiro semestre.
Além da remoção de todos os veículos que estavam estacionados nas antigas oficinas de Gato Preto, da construção de um playground na área de lazer do Corredor e da reconstrução do decantador de água para abastecer locomotivas, está sendo realizada uma melhoria da maior importância: a construção de um desvio junto à PN (passagem em nível) do km 2+500, onde os visitantes embarcam no trem da EFPP.
Isto é necessário para que, depois que o trem chegar vindo do Corredor, a locomotiva possa ser transferida para a outra ponta do trem. Desta forma o trem sempre será puxado e não mais empurrado pela locomotiva, permitindo trens maiores e um tráfego mais seguro, pois o maquinista terá perfeita visão à sua frente, não dependendo mais da sinalização do chefe do trem. Assim, a partir de 2013 poderão trafegar trens mais longos.
O local é exatamente onde será construída a estação Mineral, que está sendo projetada por arquitetos e engenheiros. Assim o desvio já ficará no local definitivo, e a plataforma já poderá ser construída, para segurança e conforto dos visitantes, mesmo antes da construção da estação.

O trabalho começou com a limpeza da área e terraplenagem. O platô foi aumentado, para permitir uma largura generosa e mais segura na entrevia (espaço entre as duas vias), e a construção da nova plataforma.

Em seguida, foi trazida a pedra para o lastro da via permanente, que aguarda a chegada dos dormentes para poder ser espalhada.

Também está sendo preparado um novo e amplo estacionamento, com capacidade para muitos carros e ônibus. A meta é terminar a obra ainda em 2012.

11 comentários:

  1. Além do desvio, o estacionamento me parece ser de grande importância! Mais um desafio sendo vencido!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com o apoio de vocês, vamos progredindo! Você não sabe o que significa este teu pequeno comentário. Obrigado, e um abraço.

      Excluir
  2. Meninos guerreiros!!! Parabéns por tantas conquistas em prol a preservação de um acervo ferroviário magnífico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, cara Keila. Este patrimônio, que é de todos, aos poucos vai recebendo os cuidados que merece. Um abraço.

      Excluir
  3. Parabéns por este trabalho fantástico. Lembrando a velha música, "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"...
    Parabéns para todo o grupo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, o apoio de pessoas como você é um importante incentivo para todos nós. E apareça, venha confraternizar conosco quando quiser.

      Excluir
  4. Qual o horario que a ferrovia funciona, tem como ser voluntario? Sou Engenheiro Civil..

    ResponderExcluir
  5. Os trens operam os domingos, com partidas às 10, 11:30, 13, 14:30 e 16 horas. Se quiser reservar, confirmar ou maiores informações, ligue 2885-2837. O acesso é pela estrada de Perus; indo da Via Anhanguera rumo a Perus, vire à esquerda logo antes do viaduto sob a Via dos Bandeirantes na estrada Pedrix, ande 2 km e verá a nossa pequena estação.
    Tem, sim, como ser voluntário, e todos os interessados são bem-vindos. Peça informações a Paulo Santos, pelo mesmo telefone acima, ou a Julio Moraes, pelo email juliodiasdemoraes@gmail.com Aguardamos o seu contato.

    ResponderExcluir
  6. Esta obra mostra a aposta num futuro promissor de nossa "Perus-Pirapora", e parar de andar de ré e ir em frente é muito mais que uma analogia, é a certeza de que, com o trabalho desenvolvido por todos do IFPPC e a divulgação que os próprios usuários fazem, muito em breve a Estrada de Ferro Perus-Pirapora estará na lista dos melhores passeios da cidade de São Paulo. Parabéns a todos !

    ResponderExcluir
  7. Prezados,

    parabéns pelo esforço e dedicação, resultando num lindo trabalho. Não vejo a hora de fazer esse passeio!

    Minha unica dúvida seria em relação ao meio ambiente. Qual a relação da restauração da EFPP com a meio ambiente?

    (Sugiro que coloquem uma escala ou avisos de funcionamento do passeio em feriados)

    Abraços

    Luciano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Luciano, o projeto de preservação da Perus-Pirapora centra-se em três focos principais: histórico, ambiental e social. Assim, a proposta do IFPPC é abordar estes três aspectos conjuntamente, baseando-se no moderno conceito de ecomuseu. Muito resumidamente, consiste em desenvolver todas as ações nestes três planos de forma articulada, com cada um destes três aspectos beneficiando os outros. Se você desejar conhecer em detalhes, teremos prazer em enviar mais material informativo pelo email, basta nos dar o seu endereço pelo email juliodiasdemoraes@gmail.com. E não deixe de nos visitar, sim. Você verá que o potencial ambiental da EFPP é extraordinário.

      Excluir

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.