Assista à operação de resgate da primeira locomotiva brasileira, num ótimo vídeo realizado por Leandro Guidini. Conheça algo da sua história em fotos raras, e compartilhe o entusiasmo do pessoal do IFPPC com o seu bom estado, observando a excelente compressão dos cilindros quando ela é movimentada.
Este é o blog oficial da ESTRADA DE FERRO PERUS-PIRAPORA, patrimônio histórico, paisagístico e turístico tombado pelo CONDEPHAAT e mantido pelo Instituto de Ferrovias e Preservação do Patrimônio Cultural. Informe-se das nossas atividades preservacionistas nas postagens abaixo, e deixe a sua colaboração. SEJA BEM VINDO!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Por que vcs falam em resgate de .1a. Locomotiva brasileira?
ResponderExcluirAt,
Antonio Pastori
Caro Pastori, falamos disso porque, tanto quanto pudemos constatar, essa foi a primeira locomotiva integralmente projetada e construída no Brasil, sem usar nenhuma peça ou componente importado. Tudo foi projetado, fundido ou construído em Piracicaba, sem seguir nenhum modelo já existente. Temos certeza de que esta questão pode ser discutida, aliás deve, como muitas outras da nossa história ferroviária, mas se temos essa informação, cremos que é nosso dever divulgá-la. E falamos em resgate, porque ela estava há 30 anos num local desprotegido, onde foi vandalizada e teve peças importantes furtadas, mas esse filme você já conhece... Um abraço, Julio Moraes.
Excluir