terça-feira, 18 de setembro de 2012

RESGATADA A PRIMEIRA LOCOMOTIVA 100% BRASILEIRA

Hoje, 18 de setembro de 2012, foi resgatada das antigas oficinas de Gato Preto a primeira locomotiva inteiramente projetada e fabricada no Brasil. Trata-se da locomotiva no. 18 da Perus-Pirapora, construída por João Bottene nas oficinas da Usina Monte Alegre, em Piracicaba. Sobre a sua origem, um artigo publicado no Boletim IFPPC no. 7 (dezembro de 2010) demonstra que, ao contrário do que afirmam antigas versões, não foi feita reaproveitando peças de uma locomotiva alemã, mas sim inteiramente construída na UMA. Tal como as suas companheiras de longos 30 anos de espera foi vandalizada, algumas peças foram furtadas, outras enferrujaram, e o local onde antes a cuidavam, se converteu num exílio, que finalmente acabou. E os seus admiradores, que são muitos, não precisarão esperar para vê-la: ela já está no pátio de Corredor, à espera deles.


Após deslizar suavemente para fora do galpão já em ruínas, foi içada, invertida e...

... acomodada na carreta, saindo pela última vez da velha oficina.

Do lado de fora, já a aguardava a única gôndola que permanecera em Gato Preto, companheira de inúmeras viagens e manobras nos trilhos da Perus-Pirapora.

Chegando à PN da estrada Pedrix, novamente foi içada e recolocada na linha , junto a uma pequena estação que não conhecia, ...

... onde a aguardava uma velha companheira, que não via há décadas, e ...

... carinhosamente a levou para o seu novo lar no pátio de Corredor. Ali, será limpa e preparada para muitas visitas dominicais dos frequentadores da Perus-Pirapora, enquanto aguarda o dia em que será restaurada e voltará a operar.

10 comentários:

  1. Parabéns por mais essa conquista. Imagino o trabalhão burocrático que deu para tirar a Locomotiva de onde estava apodrecendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, venha compartilhar essa conquista conosco quando quiser.

      Excluir
    2. E muito bom ver

      Excluir
  2. Voces poderiam colocar um mapa localizando o trecho que está operacional, o antigo traçado e os pontos de visitação.
    Obrigado
    Luiz Antonio

    ResponderExcluir
  3. Eu gostaria de visitar a EFPP mas não sei onde exatamente ela fica e nem como chegar lá. Como eu poderia saber?

    ResponderExcluir
  4. Vcs honram aqueles que, no passado, construíram estas belezuras!

    Permitam-me sugerir a confecção de camisetas alusivas a este feito,PORQUE TEM QUE SER COMEMORADO!

    PARABÉNS !


    APF Alvaro Ferreira


    Vitória/ES

    ResponderExcluir
  5. Sou restaurador adoraria participar de um projeto de restauração deste,graças a pessoas iguais a vcs no futuro crianças poderão conhecer um pouco do passado vendo suas máquinas maravilhosas ,um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Belíssimo trabalho, parabéns a toda equipe. Gostaria de ver a locomotiva 18 como ficou depois da restauração.

    ResponderExcluir
  7. Nem tudo esta perdido neste país enquanto houver pessoas com este espirito de comunidade e apreço pela história do que deu certo nesta nação Brasil.
    São fatos como este que ainda nos enche de orgulho de ser brasileiro.

    ResponderExcluir

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.