terça-feira, 18 de setembro de 2012

O RESGATE DAS LOCOMOTIVAS DE GATO PRETO


O IFPPC iniciou ontem, dia 17 de setembro, uma das mais importantes missões que o aguardavam: a remoção das sete locomotivas ainda depositadas nas antigas oficinas de Gato Preto. Desde a paralisação da ferrovia, estas locomotivas estiveram sujeitas ao abandono e depredação, e as dificuldades financeiras e logísticas para levá-las para local mais seguro sempre foram um dos maiores motivos de aflição para os membros do IFPPC. Finalmente, depois de mudanças na organização interna do IFPPC e  no sistema de gestão da EFPP, este problema começa a ser solucionado. A maior parte destas locomotivas será removida para o trecho localizado entre os quilômetros 10 e 11 da ferrovia, onde existe uma PN (passagem em nível) acessível pela fábrica da Natura Cosméticos, que facilita o desembarque. Adicionalmente, esta é uma área muito protegida, acabando com as agressões às valiosas máquinas. Uma ou duas serão removidas para o pátio de Corredor, onde já estão diversos outros veículos resgatados anteriormente.

Esta operação foi possibilitada pela generoso apoio do Grupo SGP e pela sempre atenciosa colaboração da Natura Cosméticos.


A primeira locomotiva a ser retirada de Gato Preto foi a número 6, uma das duas mais novas e pesadas da EFPP. Primeiramente o tender foi rebocado para fora da garagem, e embarcado num caminhão Munck
 A seguir a locomotiva foi retirada da garagem, surpreendendo pela facilidade com que rodou, apesar de 30 anos parada no mesmo local. Na verdade isso se deveu à cuidadosa preparação feita antecipadamente por dois dedicados colaboradores do IFPPC, e à desobstrução dos trilhos providenciada por outro igualmente dedicado colega.


Não deixa de ser impressionante ver uma máquina de 25.000 kg suspensa no ar.

Horas depois, o cortejo de guindaste e caminhões entrava  na fábrica da Natura, carregando a máquina e o tender, que contrastavam com a sua arquitetura contemporânea, até alcançar a rua interna oportunamente localizada ao lado da via férrea.

A locomotiva foi descarregada primeiro, e cuidadosamente girada para posicionar-se de frente para o lado Perus.



Descarregou-se depois o tender, já posicionado corretamente junto à locomotiva.


No final do dia, a bela máquina estava de volta à linha em que tanto trabalhou por décadas, agora protegida e esperando para retornar ao pátio de Corredor. Em seguida será limpa, higienizada e lubrificada, no aguardo do reparo da via.









Mas a tarefa não terminou, o resgate das locomotivas de Gato Preto continua. Acompanhe as notícias que serão postadas e acrescente a este blog os seus comentários e sugestões, que são da maior importância para o IFPPC.

2 comentários:

  1. Causa entusiasmo ver que o IFPPC está conseguindo remover as máquinas para a EFPP. A esperança de que a revitalização aconteça de fato, transformando-se num ponto turístico com qualidade, só aumenta a cada boa notícia dessa. Parabéns !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Zeca, o apoio de muitas pessoas como você, se manifesta de diversas formas e é fundamental para o trabalho do IFPPC.

      Excluir

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.