O IFPPC iniciou ontem, dia 17 de setembro, uma das mais
importantes missões que o aguardavam: a remoção das sete locomotivas ainda
depositadas nas antigas oficinas de Gato Preto. Desde a paralisação da
ferrovia, estas locomotivas estiveram sujeitas ao abandono e depredação, e as
dificuldades financeiras e logísticas para levá-las para local mais seguro
sempre foram um dos maiores motivos de aflição para os membros do IFPPC.
Finalmente, depois de mudanças na organização interna do IFPPC e no sistema de gestão da EFPP, este problema
começa a ser solucionado. A maior parte destas locomotivas será removida para o
trecho localizado entre os quilômetros 10 e 11 da ferrovia, onde existe uma PN
(passagem em nível) acessível pela fábrica da Natura Cosméticos, que facilita o
desembarque. Adicionalmente, esta é uma área muito protegida, acabando com as
agressões às valiosas máquinas. Uma ou duas serão removidas para o pátio de
Corredor, onde já estão diversos outros veículos resgatados anteriormente.
Esta operação foi possibilitada pela generoso apoio do Grupo SGP e pela sempre atenciosa colaboração da Natura Cosméticos.
Esta operação foi possibilitada pela generoso apoio do Grupo SGP e pela sempre atenciosa colaboração da Natura Cosméticos.
A primeira locomotiva a ser retirada de Gato Preto foi a número 6, uma das duas mais novas e pesadas da EFPP. Primeiramente o tender foi rebocado para fora da garagem, e embarcado num caminhão Munck
A seguir a locomotiva foi retirada da garagem, surpreendendo pela facilidade com que rodou, apesar de 30 anos parada no mesmo local. Na verdade isso se deveu à cuidadosa preparação feita antecipadamente por dois dedicados colaboradores do IFPPC, e à desobstrução dos trilhos providenciada por outro igualmente dedicado colega.
Não deixa de ser impressionante ver uma máquina de 25.000 kg suspensa no ar.
Horas depois, o cortejo de guindaste e caminhões entrava na fábrica da Natura, carregando a máquina e o tender, que contrastavam com a sua arquitetura contemporânea, até alcançar a rua interna oportunamente localizada ao lado da via férrea.
A locomotiva foi descarregada primeiro, e cuidadosamente girada para posicionar-se de frente para o lado Perus.
Descarregou-se depois o tender, já posicionado corretamente junto à locomotiva.
No final do dia, a bela máquina estava de volta à linha em que tanto trabalhou por décadas, agora protegida e esperando para retornar ao pátio de Corredor. Em seguida será limpa, higienizada e lubrificada, no aguardo do reparo da via.
Mas a tarefa não terminou, o resgate das locomotivas de Gato Preto continua. Acompanhe as notícias que serão postadas e acrescente a este blog os seus comentários e sugestões, que são da maior importância para o IFPPC.
Causa entusiasmo ver que o IFPPC está conseguindo remover as máquinas para a EFPP. A esperança de que a revitalização aconteça de fato, transformando-se num ponto turístico com qualidade, só aumenta a cada boa notícia dessa. Parabéns !!!
ResponderExcluirCaro Zeca, o apoio de muitas pessoas como você, se manifesta de diversas formas e é fundamental para o trabalho do IFPPC.
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