sábado, 22 de setembro de 2012

O PRIMEIRO EVENTO FERREOMODELÍSTICO NA EFPP

A inauguração da maquete do Núcleo de Ferreomodelismo da Perus-Pirapora foi um verdadeiro sucesso, mostrando que essa atividade tem grande futuro na nossa ferrovia. Estiveram presentes ferreomodelistas de Jundiai, Joanópolis e São Paulo, que tiveram o gosto de chegar de trem ao Corredor, onde a maquete está instalada. Passar o dia praticando o modelismo rodeados de trens verdadeiros, num local cheio de verde, foi uma experiência que atiçou a imaginação de todos. Além dos trens em escala HO, foram mostrados modelos não operacionais de vários tipos, e algumas verdadeiras preciosidades: modelos originais de Orlando Lopes, o "Maquináia", morador de Perus já falecido, que durante anos reproduziu os trens da Perus-Pirapora, tornando-se um dos artesãos populares mais celebrados da região.

Logo cedo, o trem da EFPP trouxe os visitantes   para o pátio de Corredor, numa manhã ensolarada e perfeita para um passeio em meio à natureza.
Os ferreomodelistas foram recepcionados por Ewerton, o encarregado de assuntos turísticos do IFPPC, ...
... e saudados por Paulinho Santos, o presidente do IFPPC, que salientou a importância do ferreomodelismo como incentivo à preservação ferroviária e à valorização das ferrovias modernas.
Naturalmente, não faltaram as narrações de Nelson Camargo, o grande contador de histórias da Perus-Pirapora.
 Logo os visitantes tomaram conta da maquete, ...
... aprenderam os seus truques, ...
 ... e se envolveram com o seu hobby.
Os familiares que os acompanhavam passeavam livremente pelos arredores. A criação de galinhas, que começou como uma brincadeira dos vigilantes do pátio, acabou virando atração para as crianças, que muitas vezes ainda não as conhecem e se divertem com elas, e para os idosos que relembram este antigo costume desaparecido dos lares.


Às vezes, vai bem uma parada para comes e bebes, batendo papo na grande área de convivência.











A observação das locomotivas, carros e vagões estacionados ou operando no pátio também entreteve longamente os visitantes, que podiam compará-los com os modelos feitos por "Maquináia" há muitos anos.

Dentre estes, há modelos inspirados em locomotivas que pararam de funcionar muito antes mesmo da ferrovia encerrar as suas operações comerciais, há 29 anos atrás.
No fim do dia, antes da partida não podia faltar a clássica foto diante da locomotiva, e a vontade de voltar muitas vezes. Vários dos visitantes se inscreveram, e passarão a frequentar o Núcleo de Ferreomodelismo da EFPP sempre que quiserem.

2 comentários:

  1. Foi realmente um dia maravilhoso, onde nos foi possível brincar com os trenzinhos do ferreomodelismo e, ao mesmo tempo, andar em uma verdadeira Maria-Fumaça. Ponto de encontro de amigos e familiares, viver a natureza, "viajar" no tempo ....... tudo isso, aqui pertinho, dentro de São Paulo. Não vejo a hora de voltar!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois volte mesmo, Zeca. Sempre que quiser, e traga os amigos de novo!

      Excluir

Olá, deixe seu comentário sobre nosso blog.